Exigências e etapas de provas: o caminho para se tornar soldado do Corpo de Bombeiros no Acre

Não se sabe quando será divulgado o edital do Concurso Público com provimento de vagas para os cargos de Soldado do Corpo de Bombeiros do Acre. Também ainda não está fechado o quantitativo de vagas a ser ofertado. O governo disse apenas que todas as informações serão anunciadas ainda neste ano.
Os vencimentos inciais para quem entra como Aluno Oficial Combatente do Corpo de Bombeiros do Acre é de R$ 3.796,74. Para se candidatar ao concurso Bombeiro Acre, conforme o edital do último concurso que aconteceu em 2015, é preciso ter formação em nível superior. É preciso ainda ter no mínimo 18 anos e máximo de 30 anos de idade até a data do início das inscrições.
Descrição Sumária das Atividades

Exercer atividade estudantil, em regime de semi-aberto e internato, durante o período de duração do curso de formação. Durante o estágio probatório, como Aspirante a Oficial BM, e após a promoção ao 1º posto do oficialato (2º Tenente): cumprir as atribuições e obrigações inerentes ao cargo de bombeiro militar.
Exercer atividades compatíveis com o correspondente grau hieráquico, de nível superior, abrangendo a direção, fiscalização, supervisão, coordenação, planejamento, orientação, execução e controle da administração policial militar e das operações policiais militares, bem como presidir procedimentos administrativos e de polícia judiciária militar, na forma da legislação ou regulamentação específica.

Último concurso Bombeiro AC

A última seleção realizada para o Corpo de Bombeiros do estado do Acre aconteceu em 2015, quando foram ofertadas 15 vagas, sendo 12 para candidatos do sexo masculino e três para o sexo feminino. O prazo de validade do concurso foi de dois anos e vence em 2017.
Na ocasião, a banca organizadora do certame foi a Fundação Professor Carlos Augusto Bitterncourt (Funcab). As inscrições foram feitas no site da banca e o valor da taxa na época foi de R$ 87,00.

Etapas do concurso Bombeiro Acre

A avaliação dos candidatos foi feita a partir da aplicação de seis etapas, sendo as duas primeiras de caráter eliminatório e classificatório, e as demais apenas de caráter eliminatório. As provas foram realizadas no estado do Acre, nas cidades de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e na capital Rio Branco.
Primeira Etapa: nesta etapa inicial, os candidatos foram submetidos a uma prova objetiva, composta por 70 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada.
Segunda Etapa: nesta fase, os candidatos foram avaliados pela prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório. A prova foi composta de apenas uma questão envolvendo conteúdo da disciplina de Noções de Direito Constitucional.
Terceira Etapa: consistiu em uma Prova de Aptidão Física, tempo em que foi avaliado no candidato, agilidade, resistência muscular e aeróbica, que são consideradas indispensáveis ao exercício de suas atividades laborais.
Quarta Etapa: todos os candidatos classificados para esta etapa passaram por um exame psicotécnico, que corresponde ao conjunto de procedimentos que permitiu identificar se o candidato preenchia os padrões psicológicos exigidos para o cargo.
Quinta Etapa: depois do exame psicológico, apenas os 60 candidatos do sexo masculino e 15 candidatas do sexo feminino foram chamados para o exame médico e toxicológico, correspondente à quarta fase do concurso, corresponde à realização de exames para aferir se o candidato tinha boa saúde física e psíquica.
Sexta Etapa: foi feita uma investigação Criminal e Social

A prova do concurso Bombeiro AC

A prova objetiva do certame foi composta por 70 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada e teve que ser respondida em duração máxima de 4 horas. Os questionamentos cobraram dos candidatos conhecimentos nas áreas de:
Física – 10 questões
Química – 10 questões
Matemática – 10 questões
Língua Portuguesa – 10 questões
Noções de Direito Administrativo – 5 questões
Noções de Direito Constitucional – 5 questões
Noções de Direito Penal Militar – 5 questões
Informática – 5 questões
Inglês/Espanhol – 5 questões
Atualidades – 5 questões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *