Governo não explica o que fez com dinheiro da folha e funcionários não farão plantões na ressaca da virada

2
1

Por volta de 11:30h desta sexta-feira, em assembléia geral da categoria, os trabalhadores em saúde decidiram que não haverá plantão extra a partir do dia 1º de janeiro. A ressaca da virada do ano deve causar um colapso no atendimento do Huerb, UPA´s e demais unidades mantidas pelo Governo do Acre. Os funcionários protestam contra o corte dos plantões extras referentes ao mês de novembro – que deveriam ter sido pagos no salário deste mês. Todos os hospitais do interior já estão sendo comunicados da decisão da assembléia geral. No dia 5 de janeiro, haverá uma paralisação parcial de todo o sistema de saúde pública. Em Rio Branco, a concentração será no Huerb. Os profissionais em saúde irão exibir o símbolo da fome. Eles pedirão esmolas aos condutores de veículos e nos semáforos. O gesto indica que as famílias de trabalhadores foram golpeadas com o corte dos plantões, que chegam a somar mais da metade do salário.

Os trabalhadores que fazem plantões extras somam a metade da mão-de-obra em todas estas unidades. “Não é querendo assombrar ninguém, mas 50% da capacidade de atendimento será reduzida”, disse o presidente do Sintesac, Adailton Cruz. “Nós pedindos a compreensão da sociedade, mas é difícil cumprir a jornada normal , fazer horas extras em turnos diferenciados e não receber nada por isso”, completou.

Os sindicalistas foram desrespeitados pelos gestores da Fazenda e da Secretaria de Gestão Pública. Apesar de insistentes pedidos de explicações, o governo não apresentou os motivos pelos quais os plantões não foram pagos. Vários ofícios foram protocolados. Dirigentes sindicais também foram pessoalmente à Sefaz. A subsecretária Flora Valadares repassou uma informação extraoficial, de que os plantões de novembro, possivelmente, seriam pagos no dia 24 de janeiro. Quanto aos plantões de dezembro, não há nenhuma informação.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here