No menu items!
21.3 C
Rio Branco
quarta-feira, junho 16, 2021

Rio Acre: Defesa Civil prevê transbordamento nesta segunda. Inundação exigirá novo decreto de emergência

spot_img

Últimas

O Rio Acre deve alcançar a cota de transbordamento na manhã desta terça-feira, estima o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel George Santos. O prefeito da capital poderá editar um decreto de emergência com pedido de socorro ao governo federal, desta vez em razão da cheia provocada pelo principal manancial do estado. Tudo, no entanto, dependerá de uma avaliação do grau de criticidade.

Esse decreto não teria relação direta com o documento já encaminhado à Defesa Civil Nacional neste final de semana, detalhando o alerta total provocado pelas enxurradas. “Na verdade, são desastres diferentes. Havendo o transbordamento do Rio Acre, iremos avaliar esta possibilidade”, disse o militar.

O Parque de Exposições já está preparado para abrigar 108 famílias. Nesta segunda se saberá o quantitativo de famílias, bairros e domicílios atingidos, caso se confirmem as previsões de cheia. A medição das 18 horas desta segunda-feira cravou 13,84 cm, faltando 16 centímetros para a marca que as autoridades consideram de transbordamento.

A prefeitura promove campanha por donativos – alimentos e roupas – nas redes sociais, com foco exclusivo, por enquanto, nas vítimas das enxurradas – alagamentos provocados pela elevação do nível dos igarapés.

A Defesa Civil Municipal informou que toda a documentação necessária já seguiu para Brasília. O reconhecimento ou não do decreto de emergência pode ser informado a qualquer instante.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias