Em Capixaba, “Semana do Bebê” é trunfo contra a mortalidade infantil

0

Todo os anos, na segunda semana de agosto, já a partir de 2019, o município de Capixaba intensificará a luta contra a mortalidade infantil. Serão oito dias de intensa campanha em defesa de hábitos saudáveis para toda a população, em especial às mães e aos recém nascidos. A “Semana do Bebê foi instituída em lei sancionada pelo prefeito da cidade, Antônio Cordeiro da Silva.

“Iremos envolver toda a estrutura da secretaria municipal de saúde e teremos o apoio fundamental do estado. São orientações que o poder público tem obrigação de levar à comunidade para evitar que o próprio SUS sofra as consequências. Serão dias de muita festividade que iremos incluir no calendário de eventos do município com seminários, palestras e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino e postos de saúde”, declarou o prefeito.

A lei prevê que sejam divulgados programas e serviços oferecidos às gestantes e crianças de 0 à 5 anos de idade, atendimento médico e psicológico. As ações serão coordenadas por uma comissão com membros da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal Educação.

Além da redução do índice de mortalidade infantil, a Semana do Bebê quer diminuir a exclusão social decorrente da gravidez precoce. Outro objetivo é informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância.

Deixe uma resposta