No menu items!
30 C
Rio Branco
quarta-feira, abril 14, 2021

Socorro Neri lamenta morte de Luiz Mendes, orador oficial do mestre Irineu Serra; veja o relato de iniciação ao Santo Daime

spot_img

Últimas

Em nota de pesar, a prefeita de Rio Branco lamenta a morte do servidor público municipal Luiz Mendes do Nascimento, filho de cearenses, aos 79 anos, ocorrida neste sábado. “O Sr. Luiz Mendes ingressou no quadro de servidores do Município de Rio Branco em 1969, no cargo de Escriturário, e aposentou-se em 1999”, diz a nota. Leia AQUI o relato de iniciação de Mendes ao Santo Daime. 

Histórico

Líder religioso, era Mestre Conselheiro da doutrina do Santo Daime, muito querido em sua comunidade religiosa e de todos que tiveram a oportunidade de com ele conviver. Nossos sinceros sentimentos à família, às lideranças religiosas e aos amigos.

Luiz Mendes do Nascimento presenciou os últimos nove anos de vida do nosso Mestre Imperador, o Mestre Irineu, e durante este período foi aclamado por ele como orador oficial, devido a sua grande capacidade espiritual de fazer uso da palavra. 

É zelador do hinário “Vós sois Baliza” de Germano Guilherme. Naquele tempo, quando se executava este hinário eram cantados os seus hinos antes, pois eram ainda poucos. “O Centenário” é o nome de seu primeiro hinário, já fechado, com 132 hinos. O segundo se chama “Novo Horizonte”, atualmente com 32 hinos.

  Luiz Mendes nasceu em 4 de janeiro de 1940 no Estado do Acre. Seu pai era cearense de Uruburetama e sua mãe acreana. Sua esposa, Madrinha Rizelda, é filha de dona Ana de Souza e do sr. Elias Brito, uns dos mais antigos discípulos do Mestre.

  Após a passagem do Mestre para o plano espiritual, Padrinho Luiz freqüentou os trabalhos durante dois anos na sede original, sob o comando do sr. Leôncio Gomes da Silva – nomeado presidente pelo próprio Mestre e, depois, contribuindo para a expansão da Doutrina, foi um dos fundadores do CEFLURIS sob o comando do Padrinho Sebastião Mota de Melo, do CICLU sob o comando do sr. Francisco Fernando Filho (Tetéu), do CICLUJUR sob o comando dos srs. Tufi Rachid e Ladislaw Nogueira, e de outros centros.

  Conta o Mestre-Conselheiro sobre a Festa do Centenário do Mestre Irineu, que ele idealizou e promoveu em Rio Branco: “Quem primeiro levantou o questionamento da necessidade de uma comemoração para essa data fui eu, um ano antes, em 1991. Comecei a divulgar e a convidar vários segmentos que comungam essa santa bebida, inclusive o Mapiá, a Barquinha e a União do Vegetal. Cada igreja trouxe seu Daime. Foi uma semana de festa – domingo a domingo – sendo que o aniversário dele (15/12) foi o dia central do evento. Para mim, foi um dos maiores acontecimentos dentro da nossa história”.

  Atualmente vive na Vila Fortaleza, comunidade fundada por ele, localizada no município de Capixaba, a 100 kms. de Rio Branco, às margens do Rio Xipamano na divisa com a Bolívia. Acompanhado pelos filhos Saturnino, Soulon, Solange, Elias, Holderness e Rosalange, com suas respectivas famílias e outros amigos e irmãos, trabalha na floresta com agricultura de subsistência, plantações de jagube e rainha, extrativismo, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

  Grande liderança, estão sob seu direcionamento espiritual os centros: Centro Eclético Flor do Lótus Iluminado – CEFLI – (Vila Fortaleza, presidido pelo sr. Saturnino Nascimento); Luzeiro da Manhã (Bujari, na grande Rio Branco, presidido pelo sr. Emílio Mendonça); Céu da Fortaleza (Pauini – AM, presidido pelo sr. Florestan Neto); Centro de Iluminação Cristã Luz Universal de Minas Gerais – CICLUMIG (Santa Luzia, na grande Belo Horizonte, presidido pelo sr. Eduardo Gabrich); Estrela Radiante (Montreal, Canadá, presidido pelo sr. Hugues Bonenfant); Estrela do Azul (Paris, França, presidido pelo sr. Antonino Blunda) e um centro em Porto Velho – RO, presidido pelo sr. Vinícius Pereira.

  Fonte viva de informações sobre o nosso Mestre, é com grande prazer e alegria que Padrinho Luiz recebe a todos que o procuram para contar os casos e ensinamentos deixados por ele.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui