No menu items!
23 C
Rio Branco
domingo, março 7, 2021

Defesa Civil emite alerta de alagação na capital e em ao menos seis municípios acreanos

Últimas

Nos primeiros 5 dias de 2020 choveu em Rio Branco a metade do que era esperado para janeiro inteiro. A Defesa Civil Estadual alerta para uma possível alagação em grandes proporções neste ano na capital e em vários municípios.

A previsão se baseia nos dados fornecidos pelo Serviço de Meteorologia e no nível dos rios nesse momento, comparado ao mesmo período do ano passado.

O Rio Acre, ao meio dia deste domingo, marcava 4,80 metros mais em relação ao mesmo dia 5 de Janeiro do ano passado.

“Vale lembrar que naquele ano o rio estava com menos volume, chovia menos e mesmo assim, no dia 16 de Janeiro, ele transbordou atingindo várias famílias que moram próximo à suas margens’, lembra o major do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão, relações públicas da Defesa Civil Estadual.

Outro fator que aponta o risco de grandes enchentes dos rios acreanos neste período de chuvas intensas na Amazônia é o histórico pluviométrico dos últimos três meses.

Em outubro, novembro e dezembro choveu acima da média esperada em todo Estado, deixando os principais rios do Acre e seus afluentes próximos da cota de transbordamento.

A defesa civil estadual já emitiu alerta de sobre-aviso de risco de transbordamento para os municípios de Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri, Rio Branco e Porto Acre.

Na bacia do Rio Purus as prefeituras de Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano e Sena Madureira já receberam, também, o comunicado orientando sobre os procedimentos a serem adotados pelo poder público em caso de transbordamento do rio.

Nos municípios de Feijó, Tarauacá e Jordão os Rios Envira, Paraña do Ouro, Murum e Tarauca começaram a subir muito rápido nas últimas horas despertando preocupação nas autoridades locais.

Em Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo o sobe e desce do nível do Rio Juruá vem sendo monitorado de hora em hora pela defesa Civil.

No caso de transbordamento, as prefeituras são orientadas pela defesa civil a colocarem em prática, imediatamente, o plano de contingência, que trata de ações de socorro às vítimas e redução de danos ao patrimônio público.

A previsão do tempo para o Acre é de encoberto com chuvas acima da media em quase todo estado nos próximos dois dias.




- Advertisement -

Mais notícias