Ilderlei assume articulação para concretizar intercâmbio comercial entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa

O antigo sonho da ligação terrestre entre o Vale do Juruá e a Região de Ucaialy, no Peru, parece que avança cada vez mais. Os interesses entre os dois países já foi tema de alguns encontros, que envolveram autoridades políticas e comerciantes, os mais interessados na pauta.

Os chineses demonstraram interesse em exportar produtos do Brasil a partir de uma rota que tem o Acre como passagem, com isso a proposta da construção de uma ferrovia transoceânica ganha cada vez mais força e Cruzeiro do Sul seria corredor natural caso o projeto venha a se concretizar.

O prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro está bastante animado com essas mobilizações e já encabeça a coordenação dos trabalhos desenvolvidos a partir de dois grupos, um com empresários e autoridades peruanas, outro com integrantes locais, que, juntos, estão construindo agendas de discussões nos dois países.

“Hoje me reuni com a Comissão de Trabalho de Integração entre Acre e Peru, via Vale do Juruá e Ucaialy, para tratar sobre uma ida nossa a Pucallpa, em fevereiro. Esse intercâmbio, que vai reunir gestores e empresários do Brasil e Peru, vai definir as linhas de comércio que vamos estabelecer e trabalhar. Essa nossa ida vai abrir a porta da integração e do desenvolvimento para os dois países. Aproveitamos o encontro para tratar das licenças ambientais da BR-364, que regem a construção do acesso terrestre entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa”, disse Ilderlei Cordeiro