No menu items!
27 C
Rio Branco
domingo, fevereiro 28, 2021

RB tem maior infestação de caramujos. Molusco pode disseminar doença semelhante à meningite

Últimas

O caramujo africano, trazido para o Brasil na década de 70 com fins comerciais, virou uma praga que hoje afeta o país inteiro e coloca em risco a saúde da população.

O médico e pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz, Omar dos Santos Carvalho, alerta que o molusco é hospedeiro de um verme que em contato direto com o ser humano transmite uma doença semelhante à meningite.

” A meningoencefalíte eosinofílite destrói a membrana do cérebro causando consequências  semelhantes à meningite, afirmou o pesquisador.

Rio Branco, capital do Acre, enfrenta, hoje, a maior infestação de caramujos nunca registrada antes. O biólogo da Embrapa, Marcus Vinicius Camargo, explica que a proliferação do molusco se dá devido à estação climática do ano na região.

“O solo encharcado pelas chuvas do inverno amazonico e o clima umido, desse início de periodo chuvoso, transformam a região em uma espécie de berçário do molusco”. Explica.

Na maioria dos bairros riobranquenses os caramujos estão pelas calçadas, saindo dos esgotos, se reproduzindo nos quintais das residências e invadindo, até, as casas nos locais mais próximos de áreas alagadiças.

A secretaria Municipal de saúde já lançou um alerta para a população manter os quintais limpos. “Mesmo depois dele morto, seu casco ainda pode acumular água e virar um criadouro do mosquito da Dengue, Chikungunia e Zika vírus”, diz o agente comunitário de saúde, Dejalma Ribeiro.

O recomendado pelo serviço público de saúde é que a pessoa use sacola plástica ou luva cirúrgica nas mãos para recolher todos os caramujos do quintal, e os coloquem em um saco de lixo e jogue sal de cozinha dentro.

Após a desidratação do molusco no período de dois a três dias, queime as cascas na churrasqueira ou em uma fogueira de papel.

As autoridades epidemiológicas afirmam que se as pessoas fizerem isso, pelo menos quatro vezes em um mês, em suas casas, elas conseguem frear a infestação do caramujo africando




- Advertisement -

Mais notícias