Os EUA descobriram um túnel com 1.3 quilômetros de comprimento (mais de 14 campos de futebol) , usado por traficantes de drogas, o mais longo já encontrado na fronteira sudoeste do país. Ele começa em Tijuana, no México, e chega a San Diego, nos EUA.
O túnel tem sistema de ventilação, cabos e painéis elétricos de alta tensão, um elevador na entrada e um sistema de drenagem. O comprimento surpreendeu as autoridades, porém não houve prisões.
Lance LeNoir, supervisor de operações da Patrulha de Fronteira, disse que eles não esperavam que alguém teria a habilidade e sagacidade para ir tão longe. “Eles continuam a me surpreender”, afirmou.
Segundo o G1, o túnel expõe as limitações da política do muro na fronteira do presidente Donald Trump. Ele é considerado mais eficiente que os pequenos túneis construídos de forma grosseira, geralmente chamados de “buracos de Gopher”.
O anúncio da existência foi feito na quarta-feira (29), mas a descoberta aconteceu em agosto. As autoridades mexicanas identificaram a entrada, e os investigadores norte-americanos mapearam o túnel que se estende por um total de 1.313 metros.
Fonte: G1