No menu items!
33 C
Rio Branco
sexta-feira, outubro 23, 2020

Governo do Acre empossa mais de 200 gestores escolares

Últimas

Número de alunos entrando no ensino superior público caiu em 2019

O número de alunos entrando em universidades públicas em 2019 foi de 559 mil, uma queda de 3,7% em comparação à quantidade de estudantes...

STF: plenário vai julgar obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou urgência na tramitação de ações ligadas à vacinação contra a Covid-19. Com isso, o magistrado...

Anvisa libera importação de 6 milhões de doses da Coronavac

Após ser acusada pelo Instituto Butantan de retardar a fabricação da vacina da farmacêutica Sinovac, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, nesta sexta-feira...

Policiais penais encontram 178 tabletes de droga em embalagens de creme dental

  Material seria encaminhado para oito presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco Ascom/Iapen Policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) impediram na manhã desta sexta-feira,...

AC obtém licença para estrada entre Feijó e Envira. Gladson avança em tratativas com Governo do Amazonas

Com a licença ambiental em mãos e as obras já em andamento do lado acreano, o governador do Acre, Gladson Cameli, esteve em Manaus...

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), empossou nesta segunda-feira, 3, 229 gestores escolares da rede estadual de ensino para o quadriênio 2020-2023. O tradicional juramento de compromisso em administrar responsavelmente as unidades e não medir esforços para levar educação de qualidade para mais de 160 mil estudantes marcou a solenidade realizada no teatro Plácido de Castro, em Rio Branco.

A nova gestora da Escola Estadual Samuel Barreira declarou que este é um dos maiores desafios de sua carreira. Adriana Lima enfatizou que usará toda sua experiência para executar um bom trabalho a frente de um dos colégio mais antigos da capital acreana.

“Serão quatro anos de muitas perspectivas e dos desafios diários que nos esperam. Tenho certeza que vamos poder contar com o apoio da Secretaria de Educação porque historicamente temos uma responsabilidade imensa de conduzir de forma democrática a garantia da implementação dos nossos currículos aliados a BNCC [Base Nacional Comum Curricular]”, frisou.

Em sua mensagem, o secretário Mauro Sérgio lembrou que há muito tempo o ano letivo não era iniciado no mês de fevereiro, deixou claro que os novos diretores podem contar com a secretaria de Educação e afirmou que a instituição estará sempre aberta ao diálogo. O gestor motivou a todos e pediu que eles façam de suas escolas as melhores do Acre.

“Eu já fui diretor da Escola Heloísa Mourão Marques e posso dizer que aquela foi uma grande experiência para mim. Nos anos que estive ali, eu queria transformar aquele lugar na melhor escola do nosso estado e trabalhei com muito empenho e dedicação. Enquanto estava lá, cheguei a ouvir de antigos gestores da Educação que a escola que se virasse contra a Secretaria de Educação, ela também iria fazer o mesmo. Gostaria de dizer para todos vocês que este tempo acabou e reafirmar aqui que vocês podem contar conosco sempre”, argumentou sob aplausos da plateia.

O governador em exercício, Major Rocha, destacou em sua fala o poder transformador da educação pública na vida das pessoas. De acordo com o gestor, o governo tem dado atenção especial para esta importante área que impacta diretamente milhares de acreanos.

“Recebemos uma Educação sucateada e com muitos desafios a serem vencidos. Posso afirmar que mesmo diante desta situação, conseguimos melhorar e temos muito ainda fazer. Diferente de outros governos, reconhecemos isso e temos trabalho muito para que os nossos jovens tenham ensino de qualidade nos 22 municípios acreanos. Só por meio da Educação é que teremos uma sociedade mais justa e preparada para vencer na vida”, pontuou Rocha.

Além da posse dos novos gestores, durante toda esta semana será construído o planejamento escolar para 2020 e a partir desta terça-feira, 4, será a vez dos professores da rede pública se capacitarem para o ano letivo.

O evento contou com a presença da secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique; do secretário de Assuntos Estratégicos, Thiago Caetano; da presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanellas; do comandante-geral da Polícia Militar, Ulysses Araújo; do deputado federal Jesus Sérgio; do deputado estadual José Bestene; e da presidente da Câmara de Vereadores, Lene Petecão.

Educação pública do Acre avança em 2020

Com o início do ano letivo no próximo dia 10 de fevereiro, os mais de 160 mil estudantes terão importantes novidades na melhoria do ensino em 2020. Uma delas diz respeito ao retorno da doação do escolar aos alunos. A medida foi garantida pelo próprio governador Gladson Cameli e cada estudante da rede pública receberá gratuitamente dois conjuntos de uniformes.
A implementação de mais uma refeição e mudanças no cardápio da merenda escolar foram mais duas importantes conquistas asseguradas pelo governo aos estudantes acreanos.
No fim do ano passado, a primeira escola de ensino fundamental I em tempo integral foi inaugurada no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco, e começa a funcionar a partir deste ano. O mesmo também será feito com escolas do ensino fundamental II da capital e nos municípios de Mâncio Lima e Sena Madureira.
Segundo o secretário Mauro Sérgio também estão previstas as construções de colégios vocacionais agrícolas em cidades do interior. O investimento na aquisição de livros para as bibliotecas escolares foi de R$ 12 milhões, destaque ainda para a aquisição de mais de dois mil computadores de última geração para modernizar a parte administrativa das unidades escolares e ofertar ensino de qualidade com o auxílio das novas tecnologias.
Outro grande desafio assumido pelo governo do Estado refere-se ao aumento da nota para a média de sete pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para cumprir a meta, a Secretaria Estadual de Educação está focada neste objetivo e já deu início à implementação de medidas que serão fundamentais para que os estudantes tenham totais condições de absorver novos conhecimentos e elevar os indicadores.




- Advertisement -

Mais notícias