No menu items!
26 C
Rio Branco
segunda-feira, outubro 26, 2020

Após morte por Covid, governo higieniza Lar Vicentino e transfere idosos à UPA

Últimas

Jornalista afirma que assessores de Jéssica Sales também espalham Fake news para atacar governador Gladson Cameli

Leandro Altheman, jornalista na região do Juruá, costuma fazer publicações contra o que chama de velha política. O jornalista afirma que as fakenews contra o...

Novos talentos: jornalista promove incentivo e premiação para crianças

A jornalista e apresentadora do canal ARTISTA EM FOCO, no YouTube, Katiussi Melo, organizou uma programação especial nesse mês de outubro, em comemoração ao...

Polícia Federal usará drones para fiscalizar eleições no Acre

A Polícia Federal usará DRONES durante as eleições a fim de auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes eleitorais. Visando aumentar a segurança...

Além de amantes, prefeito Bira, de Xapuri, paga comissionados fantasmas que fazem Medicina na Bolívia

Além de duas supostas amantes do prefeito Bira Vasconcelos, pelo menos quatro estudantes de Medicina na Bolívia estariam incluídos na lista de funcionários fantasmas. Eles...

No PSL do Acre, candidato com mais potencial recebe mais fundo partidário

Se engana quem pensar que o candidato mais pobre terá maior repasse do fundo partidário para tocar sua campanha. Esse critério passou longe das...
Por Resley Saab
Da Secom
O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), higienizaram o Lar Vicentino Raimunda Odília por toda a tarde desta segunda-feira, 13, onde um idoso de 82 anos morreu vítima de contaminação por coronavírus, na madrugada deste sábado, 11.

Técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Vigilância Sanitária do Estado e do Depasa estiveram no local, com equipamentos para desinfecção de quartos, do refeitório, banheiros e da recepção do abrigo, onde hoje vivem 54 idosos – 42 homens e 12 mulheres –, em regime de internato.

“Com o auxílio do Depasa, estamos tomando todas as medidas de profilaxia, que são as ações de higiene, desinfectando todo o prédio, evitando que mais idosos, eventualmente, sejam contaminados”, afirma Advagner Prado, chefe de Serviços da Vigilância Sanitária da Sesacre.

A equipe do DVS também acompanhou as ações. Com o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), o departamento fez a remoção de dois idosos, um de 68 anos e outro de 85, para a UPA do Segundo Distrito de Rio Branco, referência para a realização de testes e internação de pessoas suspeitas ou em estado moderado de infecção por Covid-19.

Os idosos dividiam o mesmo espaço do que faleceu. Segundo o médico Enoque Aráujo, os dois estão estáveis, mas com gripe.

“Eles estão apenas em processo de gripe, com tosse e coriza, mas não apresentam febre, nem dispneia [respiração alterada]. A remoção deles é mais por questão de segurança”, disse Araújo, responsável pelo abrigo. Outros três velhinhos estão em situação de quarentena no próprio abrigo.

A transmissão da Covid-19 ao idoso de 82 anos teria sido feita por uma funcionária do abrigo que não sabia que estava com o vírus. Ela já foi afastada das funções e está em quarentena, em casa.

Glória Nascimento, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, afirma que a Sesacre continuará atenta, assim como o médico responsável, a eventuais mudanças no quadro de saúde de todos os idoso abrigados no asilo.

Na UPA do Segundo Distrito, os idosos 68 e de 85 anos também passarão por testes de coronavírus.

O idoso de 82 anos é o terceiro caso de morte por contaminação de coronavírus no Acre. Ele faleceu por volta das 5h40 do último sábado, 11, no Lar Vicentino. E no mesmo dia, profissionais de Saúde fizeram a coleta de amostras para exames, que foram enviadas ao Centro de Infectologia Charles Mérieux. Por volta das 22 horas de domingo, 12, o resultado, dando positivo para a doença, foi comunicado pelos profissionais do Centro.

Pelo menos 13 novos casos de infecção por coronavírus foram registrados no Acre, nesta segunda-feira, 13, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). O número saltou de 77 para 90 pessoas contaminadas oficialmente, entre o domingo, 12, e a segunda-feira, 13.

 




- Advertisement -

Mais notícias