No menu items!
21.3 C
Rio Branco
quarta-feira, junho 16, 2021

Hemoacre: curados de Covid já podem doar plasma convalescente para salvar pacientes graves

spot_img

Últimas

O plasma convalescente é a substância líquida do sangue que contém anticorpos contra o coronavírus em pessoas que já sobreviveram à doença.

Estudos realizados nos Estados Unidos demonstraram eficiência de cura da doença em pacientes graves que receberam, através de transfusão, o plasma convalescente de pacientes já curados.

Aqui no Acre já faz duas semanas que os médicos que estão na linha de frente de combate à covid estão usando esse método, por conta própria, em pessoas em estado semi-grave.

A partir desta semana esse tipo de procedimento deve se tornar mais rotineiro nos hospitais, dado ao consenso dos profissionais de saúde sobre a resposta de cura apresentada pela transfusão de plasma convalescente.

O Centro de hematologia e hemoterapia do Acre (HEMOACRE) já iniciou uma campanha de arrecadação do matéria através da doação normal de sangue em Rio Branco.

Segundo a diretora de saúde do HEMOACRE, Tereza Picado, para fazer a doação basta que a pessoa se enquadre nos pré-requisitos sanitários para doador.

“Os pré-requisitos sãos os mesmo para doador de sangue comum. Desde que a pessoa tenha tido coronavírus e esteja há mais de trinta dias livre dos sintomas da doença”. Explicou.

A preferência do HEMOACRE é por doadores do sexo masculino. Em último caso por mulheres que não estejam gestantes.

As pessoas interessadas em colaborar com essa experiência de tratamento de saúde devem entra em contato nos telefones 3228 1494 ou 32 48 13 80, das 7h às 17h.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias