No menu items!
20 C
Rio Branco
terça-feira, janeiro 19, 2021

Prefeitura de Rio Branco libera vacina contra H1N1 para o público em geral

Últimas

Nesta terça-feira (21/07) foi liberada para o público em geral a vacina contra a gripe H1N1 em todos os postos de saúde da capital acreana.

Quem quiser se imunizar deve se deslocar até o posto mais próximo de casa levando a carteirinha de vacinação e um documento pessoal.

A secretaria Municipal de Saúde espera alcançar cerca de 38% do público que não se vacinou durante o período normal da campanha.

“Talvez por medo de sair de casa e contrair o coronavírus muita gente, este ano, deixou de vir tomar a vacina contra a gripe”, disse o agente de saúde José Arinaldo.

Os dados da cobertura vacinal este ano não foram satisfatório em nenhuma região do país.

No Acre, o governador Gladson Cameli pediu aos municípios que atendessem à orientação do Ministério da Saúde e prorrogasse, por todo o mês de julho, as ações de imunização contra a gripe H1N1.

Em Rio Branco a prefeita Socorro Neri foi além e determinou que a partir desta terça-feira a vacina fosse disponibilizada para todas as pessoas, sem restrição de idade e nem grupos prioritários, até esgotar o estoque nos postos de saúde.

A intenção do poder público municipal é alcançar, pelo menos, metade da população que ainda não tomou a vacina.

São cerca de quinze mil pessoas em Rio Branco, tidas como do grupo prioritários que ainda não compareceram aos postos de vacinação.

Segundo os infectologista que trabalham da linha de frente contra o coronavírus no Estado, a imunização contra a gripe H1n1 é importante porque evita que o paciente confunda a gripe com a covid-19.

“Muita gente com H1N1 acaba procurando as unidades de saúde superlotando a lista de espera por exames. Por isso é importante que a população esteja protegida da gripe comum nesse momento de pandemia da covid”, disse o médico infectologista Osvaldo Leal.




- Advertisement -

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui