No menu items!
22 C
Rio Branco
terça-feira, janeiro 19, 2021

Internada, deputada é o 15ª caso de reinfecção por Covid no Acre investigado em laboratórios do Sul

Últimas

Internada no hospital Santa Casa de Misericórdia em Rio Branco desde a última quarta-feira com quadro preocupante de Covid, a deputado Meire Sarafim (MDB) foi incluída na lista dos casos suspeitos de reinfecção.

Meire testou positivo para a doença em junho deste ano e chegou a ser transferida em uma UTI aérea para São Paulo, onde passou mais dezesseis dias internada até receber alta médica curada da covid.

Cinco meses depois ela voltou a testar positivo e agora está em observação médica com 70% dos pulmões comprometidos, informou Daniel Herculano, diretor afastado (para disputar as eleições) do Hospital João Câncio Fernandes.

A situação da deputada se assemelha à de outros 14 acreanos, a maioria mulheres, que voltaram a apresentar os sintomas da doença meses após terem sido considerados curados da covid.

Agora são quinze pedidos de investigação sobre a reinfecção enviados pelo Acre para analises em laboratórios fora do Estado.

Segundo o secretário de saúde, Alisson Bestene, os pedidos de reavaliação clínica para suspeita de reinfecção obedece os protocolos do ministério da saúde para enfrentamento à pandemia.

“Sabemos que o vírus é mutável, então, precisamos ter a contra prova para confirmar a reinfecção. Mas que fique bem claro que até agora são apenas suspeitas sem nada comprovado cientificamente”, disse Bestene.

No Brasil e no mundo não existe, até o presente momento, a confirmação científica de que a mesma pessoa possa pegar covid mais de uma vez num intervalo menor que um ano.

O assunto divide a opinião de muitos especialista e tudo que se tem, de fato, são relatos dos próprios pacientes de que já estavam curados da doença quando manifestaram os sintomas novamente.

Na mesma enfermaria em que a deputada Meire Sarafim se encontra em observação medica está, também, a mãe dela acometida pela mesma doença.

O esposo da deputada, prefeito reeleito do município de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB) também está internado, mas em salas separadas, no hospital Santa Casa de Misericórdia, com Covid.

O casal, a mãe da deputada e boa parte do secretariado municipal de Sena Madureira testaram positivo para a covid domingo passado, poucas horas após terem realizado uma festa de portas abertas ao público para comemorar a Vitória nas eleições municipais.




- Advertisement -

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui