Na manhã desta segunda-feira, 14, o governador Gladson Cameli e a primeira-dama, Ana Paula Cameli, acompanhados da secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, reinauguraram a Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco.
A entrega foi feita por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e visa a atender às demandas voltadas ao turismo, à gastronomia e à hotelaria, ofertando cursos técnicos profissionalizantes e qualificação profissional. Durante o ato solene, foram entregues sacolões para as mulheres vítimas de violência, totalizando 49 cestas básicas.
A Escola de Gastronomia e Hospitalidade oferece sete cursos técnicos, a partir do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação: Cozinha e Técnico em Restaurante e Bar; Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Eventos, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Hospedagem e Técnico em Lazer.
“Vamos inserir profissionais qualificados no mercado de trabalho acreano, essa é a nossa meta. O desafio agora é maior a partir do reinício das aulas: o de fazer com que essa estrutura inclua e valorize quem está aqui na Cidade do Povo”, destacou o governador, Gladson Cameli.
A escola foi entregue por meio do Convênio Nº 887080/2019, firmado em julho de 2019, entre o governo do estado e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
As atividades da escola para o ano de 2021, de maneira presencial atendendo a todos os protocolos de combate à Covid-19, estão previstas para iniciar no final de fevereiro, início de março, conforme calendário letivo disponibilizado pela SEE e normativas do Conselho Estadual de Educação. É evidente o papel da Escola de Gastronomia e Hospitalidade na educação profissional, o que justifica a oferta de 680 vagas para o ano de 2021”, explicitou a primeira-dama, Ana Paula Cameli