Até 15 de fevereiro, 20% da população do Acre estará vacinada. O anúncio foi feito pelo governador Gladson Cameli (PP), ao desembarcar em Rio Branco, na tarde desta segunda-feira. Até esta data terão chegado no Acre 160 mil doses das vacinas aprovadas pela Anvisa.
O primeiro lote de vacinas saiu de Guarulhos (SP) por volta de meio dia e deve chegar em Rio Branco por volta de 00:00 horas após escalas previstas em Manaus e Porto Velho. Como sempre faz em suas entrevistas, Cameli refez o apelo à população para que evitem aglomerações e sigam os protocolos de proteção individual contra o vírus. desta vez, o governador foi além: lembrou que não é interesse do governo endurecer as regras de isolamento social, mas o fará se for necessário. O lockdown (confinamento, em inglês que define o “fechar tudo” em tempos de pandemia) seria uma medida extrema.
“Eu não quero tomar decisão mais drástica. Não está tudo bem, como estão dizendo por aí. Os profissionais da saúde estão cansados e tudo que é necessário fazer está sendo feito. Façam a sua parte. Protejam a si e seus semelhantes. Não preciso repetir que essa doença não é brincadeira”, declarou.
A imunização em Rio Branco terá início nesta terça-feira e as doses seguirão para os municípios, de acordo com plano de imunização entregues ao Ministério da Saúde.
Um grupo de apoiadores recebeu o governador com elogios pelo desempenho junto às autoridades federais.