No menu items!
20 C
Rio Branco
sábado, maio 15, 2021

Rio Acre transborda em Rio Branco, vem muita chuva por aí e igarapés podem desabrigar de novo. Interior vive alerta

spot_img

Últimas

Com as últimas chuvas na capital o nível do Rio Acre ultrapassa a cota de transbordamento, já sendo possível ver as águas subir em algumas ruas de bairros na parte mais baixa.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, Eudemir Bezerra, disse há pouco que famílias ainda não foram atingidas. Isso em função da retirada de pessoas em regiões alagadiças para casas e apartamentos populares construídos pelo governo nos últimos anos.

A maior preocupação das autoridades é com o Riozinho do Rôla, que mediu nessa manhã, 12 e 69, sendo ele o principal afluente do Rio Acre.

“Seria necessário encher mais 10 centímetros, em média, para que a alagação de imponha na capital e famílias sejam desabrigadas. Há vazante em Assis Brasil e Xapuri, mas a nossa preocupação é que vem muita chuva nos próximos dias”, disse. Ele alerta que os igarapés podem desabrigar famílias de novo.

A prefeitura municipal de Rio Branco já se antecipa e prepara o Parque de Exposição Marechal Castelo Branco, para preparar alojamentos às famílias que venham a ser desabrigadas pela subida das águas.

A maior preocupação das autoridades estaduais e municipais se dão por conta da alta nos casos de COVID-19 na capital, pois levar centenas de pessoas a se alojarem no mesmo espaço pode ser um propagador do vírus.

Nos municípios de Brasiléia, Assis Brasil e Xapuri, as informações são de que o Rio Acre baixou o volume e isso traz um alívio momentâneo. Diante do caos provocado pelas últimas chuvas em Rio Branco, uma alagação neste momento seria algo assustador e que implicaria em uma ação bem planejada pelos órgãos públicos, pois teríamos certamente uma demanda operacional dobrada.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui