No menu items!
23 C
Rio Branco
domingo, abril 11, 2021

Nova chefe do Ibama do Acre que crítica multas ambientais toma posse sob investigação e evita jornalistas

spot_img

Últimas

A nova superintendente do Ibama Acre, Helen Freitas Cavalcante, tomou posse nesse quinta-feira, mas, não recebeu os jornalistas, com a justificativa de que estava em uma longa reunião. Desde que foi nomeada no dia 2 de março, pelo Ministro do meio ambiente Ricardo Salles, vem sofrendo pressão e alvo de críticas de órgãos ambientais.

Nessa quarta-feira o Ministério Público Federal recebeu uma representação contra a indicação de Helen. O documento pede que os procuradores analisem a advogada que até essa quinta-feira defendia os direitos das pessoas que sofriam sanções por parte do Ibama.

Enquanto advogada, Helen Freitas Cavalcante, ensinava e oferecia serviços para defender produtores rurais de como se livrar das multas e a fiscalização do Ibama e do instituto Chico Mendes, o ICMbio, e fazia isso em vídeos.

Havia ainda, nas redes sociais, mensagens aos produtores rurais criticando o que ela chamava de “visitinha” do fiscal o Ibama e fazia propaganda para que a pessoa procurasse um advogado que atuasse verdadeiramente em direito ambiental, no caso, ela própria.

Mesmo defendendo que comete crimes ambientais e conhecedora dos caminhos de como se livrar das fiscalizações e multas, assumiu a presidência do Ibama Acre.
A nova superintendente deve explicar como fará com as fiscalizações no estado, já que antes defendia quem cometia as infrações e como ficarão os processos em que ela trabalhava.

No Acre, nos últimos anos o setor de meio ambiente ficou nas mãos de quem antes era alvo das fiscalizações. O secretário de meio ambiente, Israel Milani, é de família de pecuarista. Até poucos dias a diretora do IMAC, o Instituto de Meio Ambiente do Acre era presidente do sindicato do setor de madeireiras. Agora o novo diretor, Júlio Cézar Moura, o Roxinho, é amigo pessoal do governador Gladson Cameli.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui