No menu items!
23 C
Rio Branco
domingo, abril 11, 2021

ICMBio acende alerta sobre possível Covid entre macacos no Acre e orienta isolamento ao caçador que gravou animais

spot_img

Últimas

Tão logo o acjornal publicou o caso, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade acendeu um alerta. Apesar de um domingo, os biólogos e gestores do ICMBio se mobilizaram em vídeo conferências e mensagens via Whatsapp, espalhando o link da reportagem. Também mobilizou o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros.

Na manhã desta segunda, o assuntou (veja reportagem AQUI) pautou toda a cúpula do instituto e chamou a atenção de primatólogos e demais especialistas de vários estados. O caçador Ruan Vitor, que fez as imagens dos macacos agonizando e morrendo com dificuldades de respirar precisa ser isolado, orientam alguns especialistas. E as autoridades sanitárias do Acre devem, imediatamente, enviar equipes ao local (área rural de Plácido de Castro) para uma investigação aprofundada – a coleta de material genético é a primeira providência, para a testagem do Coronavírus.

“Agora o caçador que teve contato com os animais tem que ficar vigilante, pois teve contato direto com os animais doentes. De repente a interação do vírus com um primata (caso realmente se tratar de coronavírus) pode ter sofrido uma mutação e se propagar como uma nova cepa da doença”, revelou um biólogo do ICMBio. Ele não está autorizado a se identificar.

“Como se trata de caso fora de unidade de conservação federal, não temos jurisprudência. Mesmo que fosse dentro, acionaríamos outros órgão especializados, como universidades, centros especializados de pesquisa, Sectas, Anvisa, etc… somos apenas gestores públicos (muitos deles biólogos) mas que não atuamos como órgãos responsável pela investigação do caso. Na verdade estamos interessados que seja realizada a devida investigação sobre o caso, para que possamos proteger melhor o território das unidades em que somos gestores, caso se trate realmente de COVID”, disse ele.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui