No menu items!
30 C
Rio Branco
quarta-feira, abril 14, 2021

Macacos que morreram no Acre com falta de ar tinham Pneumonia

spot_img

Últimas

O departamento de zoonoses já tem dois resultados da análise de fragmentos dos macacos que foram encontrados agonizando e mortos em uma área de mata em Plácido de Castro em 15 de março. Nos dois laudos preliminares foram descartados com possíveis causas da morte a covid19 e a febre amarela.
No laboratório da Universidade Federal de Goiás, o laudo molecular, aponta que os animais não tiveram contato com o vírus da covid19.
O centro de controle de zoonoses enviou material coletado do cérebro, pulmão e músculos para o setor de patologia da Universidade Federal do Acre e ficou comprovado que os macacos estavam com resfriado ou pneumonia e descartou a febre amarela.
O principal laudo ainda não foi enviado ao Acre. Os fragmentos que foram retirados dos animais mortos foram enviados para o laboratório Evandro Chagas, em Belém Os dados vão confirmar a causa da morte dos macacos.
A gestora do departamento de zoonoses Ângela Fortes, explicou que além dos laudos, equipes
Foram até o local onde os macacos foram encontrados e passaram dois finas de semana fazendo o que os técnicos chamam de avaliação epidemiológica. Foi encontrado um grupo de macacos da mesma raça, do que foram encontrados mortos, chamado de capelão. Segundo Fortes, eles brincavam tranquilamente e se alimentavam normalmente, o que descarta que houve um surto de qualquer doença entre os primatas. “Conversamos com os moradores locais e eles informaram que nessa época do ano é normal encontrar os animais mortos em causa parecidas do que foi revelado nas imagens do caçador. Eles podem ter contraído alguma pneumonia forte e não resistiram, mas, isso não passou para os outros animais”, completou.
De qualquer maneira, as secretarias de saúde de Plácido de Castro e Acrelândia devem fazer busca ativa dos moradores adultos que não se vacinaram contra a febre amarela. O último caso da doença no Acre foi registrado na região em 2019.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui