No menu items!
23 C
Rio Branco
domingo, abril 11, 2021

Ministro da Saúde garante a Gladson Cameli aumentar volume de vacinas para o Acre

spot_img

Últimas

Por Davi Casseb,
Da Secom
Ministro foi convidado a visitar o Acre. Foto: David Casseb

Gladson Cameli deu as boas-vindas ao ministro à pasta da Saúde e agradeceu o apoio que o ministério tem prestado às necessidades do Acre neste momento de pandemia. O governador explicou ao ministro a situação do estado, mostrando que, por ser área de fronteira, pacientes de estados vizinhos e dos países fronteiriços, Peru e Bolívia, buscam a saúde pública do Acre, principalmente de Rio Branco.

“Vamos resolver esse primeiro problema – disse o ministro Marcelo Queiroga – acrescentando, na planilha do Acre, mais 30% do total de vacinas a serem enviadas. Fizemos isso com Mato Grosso do Sul e vamos contemplar também a população acreana”.

Próximos lotes de vacina contra a Covid-19 terão um acréscimo de compensação pelas áreas de fronteira. Foto: David Casseb

Segurança e Educação

Com relação ao pedido do governador para que o ministério autorize a vacinação dos trabalhadores da Segurança e da Educação na primeira fase, o ministro disse que tratará com a direção do Programa Nacional de Imunização (PNI), para que a coisa seja feita dentro da legalidade e seguindo um cronograma que não traga prejuízos às demais etapas de vacinação.

Custeio do SUS

Por fim, Gladson Cameli convidou o ministro a fazer uma visita ao Acre e fez um apelo de que o custeio com a saúde pública seja revisto pelo ministério, já que, segundo ele, 90% de todo o atendimento de saúde no estado é feito pelo SUS, e que, caso o Executivo estadual não receba apoio na área de custeio, a situação se tornará crítica em pouco mais de dois meses.

Marcelo Queiroga aceitou o convite de Gladson Cameli, dizendo que irá ao Acre para ampliar as parcerias, e destacou que o Ministério da Saúde trabalhará junto com as secretarias municipais e estaduais de saúde para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estou muito empenhado em trabalhar junto com o governador, com o secretário estadual e os secretários municipais de saúde para fortalecer o SUS. O governador tem sido um forte aliado nessa luta. Ele traz reivindicações do povo acreano que serão acolhidas pelo Ministério da Saúde e dentro das políticas públicas que são executadas pela pasta. Vamos atender as demandas do governador para que num curto espaço de tempo possamos ir ao Acre e juntos ampliar essa forte relação entre o Estado e o governo federal”, afirmou o ministro.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui