No menu items!
26 C
Rio Branco
terça-feira, abril 20, 2021

Deputados discutem lista de prioridade para vacina contra Covid no Acre

spot_img

Últimas

Os Deputados estaduais do Acre querem, através de lei, montar a lista de prioridades de quem vai receber a vacina da covid19. O projeto de lei ainda está na comissão de Constituição e Justiça da assembleia legislativa, mas foi o assunto que dominou a sessão dessa terça-feira.
O Ministério da Saúde já tem o protocolo, mas os parlamentares acreanos querem decidir quem vai fazer parte da lista de prioridades.

O deputado Jenilson Leite PC do B), que é médico e autor do projeto de lei, quer na fila da frente: as forças de segurança, autônomos, agentes funerários, pessoal da limpeza pública, funcionários do transporte coletivo e professores.

“Todos esses grupos estão trabalhando diretamente com o público, estão completamente expostos”, justificou.
O deputado Neném Almeida, quer acrescentar os bancários, já Daniel Zen (PT), pediu vacina para caixas de supermercados e entregadores por aplicativo. A cada fala dos deputados fila de grupos aumentava, foi preciso o deputado Fagner Calegário, lembrar aos parlamentares que o mais importante não estava sendo discutido: “cadê as vacinas para todo mundo”.
O deputado Daniel Zen, fez uma nova proposta: ao invés de lei os deputados podem enviar uma indicação para a CIB, que é comissão intergestora bipartite, formada pelos secretários de saúde dos municípios e tem como presidente o secretário de saúde do estado, Alisson Bestene. Eles em reunião colegiada podem modificar a lista de prioridades. Para Zen, assim que terminar a vacinação dos idosos valeria a lista dos deputados.
Várias entidades também estão lutando para entrar na fila das prioridades, como as pessoas que fazem hemodiálise. A deputada federal Mara Rocha quer os pacientes de câncer.
Pelo jeito, assim que passar a vacinação dos idosos, governo e as prefeituras vão sofrer pressão de todos os lados.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui