No menu items!
24 C
Rio Branco
quarta-feira, abril 14, 2021

Estoque baixo: uma doação de sangue pode salvar 4 vidas nesse momento de pandemia, diz diretora do hemocentro

spot_img

Últimas

Se você está com mais de trinta dias que teve a forma leve da covid- 19 e goza de bons antecedentes de saúde, saiba que ao doar sangue estará salvando quatro vidas em algum hospital do Estado.

Se você, sendo doador, não tem interesse em ajudar, também pode estar, indiretamente, agravando ainda mais a saúde de quatro pessoas em algum lugar do Estado nesse momento de pandemia.

A declaração, chocante, feita pela coordenadora de captação do Centro de Hematologia do Acre reflete a importância da renovação diária do estoque de sangue do Hemoacre para abastecimento dos hospitais públicos e privados.

Quésia Nogueira explica que são extraídas do sangue outras três substâncias distintas recomendadas para pacientes com patologias diferentes, entre elas casos graves de covid-19
“Muita gente acha que vem doar apenas plaquetas, mas na prática não é assim. A pessoa doa o sangue total e desse sangue serão extraídas as hemácias, as Plaquetas e o Plasma Convalescente. Por isso nós dizemos que um doador pode salvar até quatro vidas, ou optar por deixá-las morrer por falta de socorro se não houver estoque de sangue no hospital.” Ressalta.

O Hemoacre de Rio Branco tem registrado, historicamente, desde o inicio da pandemia de covide-19 os menores números no estoque de sangue a ser distribuído para os hospitais dos vinte e dois municípios acreanos.

A direção do centro fez mais uma vez, na manhã desta terça-feira (30/03), o apelo para que os doares fixos voltem a procurar o centro de coletas, imediatamente, para restabelecerem o calendário de doação deles, que foi afetado pelo distanciamento social.

Quésia Nogueira pediu, também, que qualquer pessoa que já foi infectada pelo novo corona vírus e desenvolveu, somente, a forma leve da covid até trinta dias atrás passe a ser um doador de sangue para ajudar na cura de quem hoje se encontra em estado grave da doença.

“O Plasma Convalescente retirado do sangue desse tipo de doador possui anticorpos que estão sendo aplicados com sucesso em pacientes acamados e evitando o agravamento do quadro clinico deles”, explicou

Para fazer a doação de sangue nesse momento de pandemia, a pessoa deve comparecer ao Hemoacre no horário das 7h: às 18horas, inclusive aos sábados, obedecendo às orientações de prevenção à disseminação da covid-19




- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui