No menu items!
23 C
Rio Branco
domingo, abril 11, 2021

Dengue em Rio Branco: em 90 dias notificações representam 1000% mais em relação a 2020

spot_img

Últimas

O número de notificações de casos de dengue em Rio Branco nos três primeiros meses desse ano é 1000% maior que o registrado em 2020. De janeiro a março de 2021 foram 8.220 notificações e 3.174 casos confirmados. Teve ainda 52 casos considerados dengue grave ou hemorrágica. Duas pessoas perderam a vida. Só que esses casos podem aumentar ainda mais, existem quase 3.000 exames aguardando resultado. Em fevereiro desse ano houve uma explosão de casos notificados na capital, foram 3650. Em março os números apresentam uma pequena queda.
A coordenadora da vigilândia epidemiológica, Socorro Martins, disse que a tendência é os números baixarem. Houve uma intensificação das ações nos bairros com a visita dos agentes e aplicação de produtos que matam as larvas e o mosquito adulto.
Hoje a capital vive uma epidemia de dengue e a cada 10 pessoas que procuram as unidades e saúde com sintomas da doença, 6 testam positivo para a dengue, os outros 40% estão com covid19. A preocupação da vigilância epidemiológica é com a carga no sistema de saúde. “Além da falta de leitos para o atendimento do coronavírus, quem busca a rede de hospitais com dengue pode contrair a covid 19”, alertou Socorro.
Segundo dados da vigilância, quem pode ajudar nessa guerra é a população. Se cada morador evitar criadouros do aedes aegypt os casos notificados cairiam em 80%. Por isso só com a ajuda da população é que essa guerra será vencida.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui