Novo decreto publicado pelo Governo do Acre autoriza os supermercados a funcionar das 7h às 18h aos sábados, domingos e feriados em todo o estado. O horário do toque de recolher também foi ampliado para a partir das 19h e até às 5h durante finais de semana e feriados.
De segunda a sexta o toque de recolher continua das 22h às 5h
Todo o comércio não essencial permanece proibido de funcionar aos sábados e domingos – incluindo restaurantes e similares, que poderão atender a população por meio de delivery.
Também continua proibida a aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados destinados à recreação e lazer, informou o G1. De acordo com a publicação, as medidas mais restritivas tomadas desde o início da pandemia começaram a valer no dia 13 de março. Elas foram adotadas pelo governo para tentar conter o avanço dos casos da Covid-19 no Acre. Os 22 municípios do estado permanecem na classificação de emergência (bandeira vermelha).
Com mudança em decreto, passam a funcionar:
- Postos de Combustíveis para atendimento exclusivo de veículos oficiais das áreas da saúde e segurança, no período das 7h às 10h aos sábados, domingos, feriados;
- Supermercados e similares das 7h às 18h;
- Restaurantes e lanchonetes só com serviço delivery;
- Terminais de autoatendimento bancário;
- farmácias;
- hospitais;
- laboratórios de análises clínicas;
- consultórios médicos e funerárias;
- Transporte coletivo deve operar com redução de 58% da frota.
Colapso da saúde e vacinação no Acre
O estado passa pelo pior período desde o início da pandemia, há um ano, com a Saúde em colapso. São 397 pessoas internadas, das quais 340 com teste positivo para a Covid-19. Sem leitos de UTI com cinco pacientes estão à espera de uma vaga. Seis pacientes foram transferidos para UTI em Manaus e outros para o hospital de Cruzeiro do Sul, no interior do estado.
Com informações do G1 AC