No menu items!
21.3 C
Rio Branco
quarta-feira, junho 16, 2021

Gladson pode sancionar ainda hoje lei que autoriza contratação de médicos formados no exterior

spot_img

Últimas

A Associação dos Médicos Formados no Exterior (MBFE) reunirá ainda nesta manhã com o governador Gladson Cameli. Eles pedirão a sansão do PL aprovado na última terça-feira por unanimidade na Assesmbleia Legislativa do Acre, que dispõe sobre a contratação de profissionais formads no exterior, para auxiliar nas unidades de saúde do Acre.

O medo dos quase 400 médicos acreanos é a pressão do CRM – Conselho Regional de Medicina – pela não contratação.

Inclusive o Conselho Regional de Medicina (CRM) e o Sindicato dos Médicos (Sindmed), reagiram e ameaçam entrar com uma ação no STF para barrar a Lei, embora a presidenta do CRM, Leuda Davalos, também tenha se formado no exterior, mais especificamente na Bolívia.
O projeto de lei que dispõe sobre a contratação temporária de excepcional interesse público de médicos formados no exterior, que tenham exercido medicina no Brasil conforme a Lei Federal 12.871, de 22 de outubro de 2013, enquanto durar o estado de emergência em saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19.
De autoria do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), a proposta permite ao governo do Acre e as 22 prefeituras do Estado a contratação desses profissionais. O PL não exclui os profissionais estrangeiros que residem no Brasil e que tenham atuado ou estejam atuando no Programa Mais Médicos.
A Reunião está marcada para acontecer ainda nesta manhã, no Palácio Rio Branco.




- Advertisement -spot_img

Mais notícias