Search

CULTURA

Projeto da Ufac ganha prêmio Samuel Benchimol de Empreendedorismo Consciente

Projeto da Ufac ganha prêmio Samuel Benchimol de Empreendedorismo Consciente
Projeto da Ufac ganha prêmio Samuel Benchimol de Empreendedorismo Consciente

O professor Moisés Silveira Lobão, em solenidade on-line na Federação das Indústrias e Comércio do Acre, no último dia 1º, recebeu o prêmio do Banco da Amazônia, Professor Samuel Benchimol de Empreendedorismo Consciente, edição 2020/2021, na categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local. Ele coordena o projeto de extensão “Rede Solidária de Venda de Produtos Agroecológicos de Pequenos Produtores Rurais no Município do Bujari (AC)”, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN) da Ufac, que foi premiado por sua relevância social.
Há três anos a ideia do projeto surgiu durante a quarta etapa do curso Formação Política e Sindical do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), na sede da Associação dos Docentes da Ufac (ADufac), quando professores de todo o país, alunos e representantes de movimentos sociais e populares do Acre discutiram a necessidade de projetos sindicais e acadêmicos fora da universidade, com o objetivo de construir um vínculo com os trabalhadores e suas demandas.
O projeto de extensão universitária, inicialmente, criou uma rede solidária de venda de produtos agroecológicos, reunindo pequenos produtores rurais da cidade do Bujari, prestando assistência técnica e logística (na organização dos negócio) para a realização de uma feira na cidade de Rio Branco, dentro do campus, em área cedida pela ADufac.
O projeto teve financiamento da Pró-Reitoria de Extensão, via seleção em edital, e contou com apoio do Movimento de Mulheres Camponesas do Acre, que fortalece a importância da agroecologia e do compromisso comunitário.
Professores dos cursos de Engenharias Agronômica e Florestal do CCBN prestaram assistência técnica para qualificar feirantes na produção agroecológica e de alimentos saudáveis, antes e durante a realização do projeto, que também contou com a colaboração de técnicos, bolsistas e estudantes.
A pandemia da Covid-19 obrigou os coordenadores a modificarem as configurações do projeto. Por conta das regras de isolamento social, os produtores passaram a realizar vendas pela internet, por meio do aplicativo Whatsapp. Com a suspensão da feira e a queda nas vendas, a ADufac e o Andes distribuíram cestas básicas para minimizar o drama das famílias dos trabalhadores.
Atualmente o projeto de extensão tem dezenove produtores, sob a coordenação dos professores Moisés Lobão, Neila Fernandes, Leila Peters e Berenice Kusumoto, que contam com a participação de nove acadêmicos voluntários, que abraçaram a ideia de rompimento dos muros para aproximar a universidade da comunidade.
“Todas as pessoas envolvidas no projeto percebem a importância dessa integração por meio de cooperação, tanto na área organizacional quanto técnica. O acompanhamento de todo o processo até à venda dos produtos dá aos trabalhadores maior segurança para continuarem suas atividades dentro de um padrão de qualidade.
O prêmio Samuel Benchimol, além do reconhecimento do projeto “Rede Solidária de Venda de Produtos Agroecológicos de Pequenos Produtores Rurais no Município do Bujari (AC)”, vai apoiar o desenvolvimento de um aplicativo para que as pessoas tenham acesso direto aos produtos, envolvendo assim a área de tecnologia da Universidade Federal do Acre.
Além disso, serão realizados cursos e treinamentos para que os produtores rurais possam diversificar a oferta de produtos e, também, aprenderem a usar o bambu na fabricação de móveis, artefatos decorativos  e artesanatos.

Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA