ACRE

Chef acreano, criador da Saltenha de Frango no Tucupi, recebe prêmio máximo da Gastronomia no Brasil

Published

on

O chef de cozinha e proprietário da Marco’s Torres Gastronomia Brasileira, Marcos Torres, foi o vencedor do Prêmio Nacional Dólmã 2022, na categoria estadual. A cerimônia de gala para anúncio e entrega da premiação aconteceu na última sexta-feira, 12, em Macapá, capital do Amapá, durante a realização do Encontro Nacional de Chefs do Brasil (Enchefs) e do Fórum Gastronômico Brasileiro.

Conhecido como o “Oscar da Gastronomia Brasileira”, o prêmio reconhece e dá visibilidade aos profissionais da área em todo o país. A seleção dos concorrentes inicia com o Festival Enchefs Acre, durante o qual os inscritos apresentam pratos autorais, utilizando ingredientes regionais e locais. Os dois primeiros colocados seguem para a etapa nacional, juntamente com mais um profissional indicado pelo chef vencedor da premiação no ano anterior.

Em 2022, foi a sétima edição do festival no Acre e a terceira participação do chef Marcos Torres que agora, com o Prêmio, recebe o título de Chef Embaixador da Gastronomia Acreana, após passar pelas fases de votação popular (on-line), comissão julgadora e votação dos chefs premiados das edições anteriores.

Leia Também:  Operação resgata 37 pessoas em situação análoga à escravidão no Acre em julho

Sobre Marcos Torres

Torres é conhecido em Rio Branco por ser quem lançou na cidade, em 2016, a já tradicional Saltenha, porém, incrementada com o molho à base de Tucupi e Jambu. A ideia inicial do recheio nasceu em conjunto com outro chef de cozinha, de São Paulo, ainda nos preparativos para um festival de gastronomia de mercado que aconteceria na capital, porém, com o salgado preparado no forno.

Depois, aprimorada a ideia, o recheio criado casualmente para uma reunião de amigos em casa, desta vez na versão frita da saltenha, conquistou de vez o paladar do rio-branquense e a partir daí fez com o que o então servidor público e cozinheiro amador Marcos Torres descobrisse seu verdadeiro talento e paixão: a Gastronomia.

Atualmente, retomou a produção das saltenhas e atua no serviço de alimentação em diversos tipos de eventos, além de consultor e personal chef .

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ACRE

Nova onda polar chega ao Acre com ventania e fortes chuvas, prevê Friale

Published

on

O pesquisador do clima, Davi Friale, divulgou a previsão de chegada de nova onda polar ao estado do Acre na quarta-feira (28).

Segundo o pesquisador, a onda polar chega acompanhada com ventos intensos e chuvas fortes.

“Assim, a próxima quinta-feira será com temperatura amena, cujas mínimas, ao amanhecer de sexta-feira e de sábado, vai oscilar entre 17 e 20ºC, semelhante ao tempo da última sexta-feira, dia 23, quando a mínima, no dia seguinte, em Rio Branco, foi 17,9ºC. Portanto, até quarta-feira, o sol e o calor intenso vão predominar em todo o Acre, não se descartando eventuais chuvas, que podem ser acompanhadas de raios e ventanias, mas de forma passageira e pontual. Até lá, as temperaturas máximas vão oscilar entre 34 e 38ºC, podendo estabelecer novos recordes de calor de 2022”, prevê Friale.

Folha do Acre

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitura arranca ponte e morador constrói passarela em bairro de Cruzeiro do Sul
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI