ACRE

Mais uma criança morre no PS e causa pode ser SRAG; declaração de óbito aponta “causa desconhecida”

Published

on

O pequeno Heitor, de um 1 ano e quatro meses, pode ter sido a 13ª vítima fatal da síndrome respiratória aguda. Ele morreu neste domingo (26) no Pronto-socorro de Rio Branco.

Na sexta-feira (24) quando Heitor apresentou piora em seu quadro de saúde com sinais de cansaço, a mãe da criança, Bianca Aguiar, a levou à UPA do Segundo Distrito. Lá, um médico deu xarope a Heitor e minimizou a gravidade do problema afirmando que a situação estava sob controle. Dois dias depois, já em estado grave e respirando com enorme dificuldade a criança foi levada ao Pronto-socorro e morreu.

Bastante abalada pela morte do filho, Bianca não conseguiu falar com a reportagem do Notícias da Hora. Dona Maria Lopes, mais conhecida como Pastora Dady, que acompanhou o drama da mãe durante esses dias conta que no PS sequer havia assistente social para amparar Bianca.

“Ele [Heitor] chegou na UPA muito cansado e o médico dizia que não era nada. No PS não tinha assistente social. Depois que apareceu com muito tempo”, diz.

Leia Também:  Igreja de Valdemiro é condenada 15 vezes em 30 dias por dívidas

Pastora Dady lamenta, também, o tratamento de algumas profissionais de saúde no Pronto-socorro. “As enfermeiras mal educadas e mal humoradas. Curso para tratar o ser humano, o próximo.”

A diretora do Pronto-socorro, Dora Vitorino, confirmou que a criança chegou à unidade em situação gravíssima, porém não soube informar detalhes do atendimento nem se ela foi vítima de SRAG.
“Ela já chegou gravíssima. Eu não conversei com o doutor Gibson ainda… Foi o Gibson (pediatra) que atendeu.”

A reportagem ligou na noite deste domingo para o médico indicado pela diretora, o doutor Gibson, para saber detalhes sobre o atendimento à criança e a causa da morte, mas ele não atendeu.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que Heitor deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Franco Silva, do bairro Sobral, no final da manhã deste domingo, 26, “com 39,6 de temperatura, com sinais de perda de consciência, esforço respiratório associado a desidratação grave e hipoglicemia”.

Ainda segundo, Sesacre, “na unidade ele foi imediatamente medicado e dada a gravidade de seu estado de saúde, foi acionado uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para ser transferido ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Durante o transporte, a criança sofreu parada cardio respiratória e morreu nas dependências do hospital após 35 minutos de tentativas para reanimação. Como forma de assistência, uma equipe de assistentes sociais do estado, entrou em contato com os profissionais do município, que por sua vez, tomaram as providências necessárias para ajudar a família oferecendo auxílio funerário. A Secretaria também coloca à disposição dos genitores o serviço de acompanhamento psicológico das unidades”.

Leia Também:  Homem que queimou corpo da ex-companheira e incendiou a casa da vítima é preso em Rio Branco

Por Notícias da Hora

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ACRE

Calixto afirma que Mailza será vice-governadora apesar de ação que pede impugnação

Published

on

O ex-deputado Luiz Calixto usou as redes sociais nesta quarta-feira, 17, para comentar a ação impetrada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que pediu a impugnação da candidatura da senadora Mailza Gomes (Progressistas) como vice da chapa de reeleição do governador Gladson Cameli.

O economista que atua como um porta-voz informal do governo Gladson Cameli tratou de tranquilizar os aliados acerca do pedido do MPE.

Segundo Calixto, o processo no qual Mailza é citada ainda não foi julgado em colegiado de tribunal de 2° grau e não há sentença condenatória, portanto, a senadora vai tirar essa, segundo ele, de “letra”.

“Tramita no STF o julgamento da retroatividade da lei que isenta de pena a improbidade culposa, ou seja, a improbidade administrativa que não é decorrente de desvios de recursos públicos, e sim de meras formalidades, o que é o caso da senadora. A senadora não poderá ser penalizada por uma improbidade que não existe mais. Mailza será nossa vice-governadora”, afirmou.

Notícias da Hora

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Saúde alerta para possível aumento de casos de síndromes gripais e doenças respiratórias no período de seca
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI