ACRE

Novenário de Nossa Senhora da Glória começa nesta sexta (5) em Cruzeiro do Sul; confira a programação

Published

on

Uma celebração de fé, que reúne centenas de fiéis de várias partes do estado, o novenário de Nossa Senhora do Glória, padroeira de Cruzeiro do Sul e dos outros municípios do Juruá começa nesta sexta-feira (5).

“Está tudo encaminhado, vamos ter as celebrações à noite, depois a procissão no dia 15, o arraial todas as noites. Então, está tudo muito bem encaminhado, graças a Deus vai ser na forma presencial como era antes da pandemia” disse o bispo Dom Flávio Giovanale.

O tema do novenário neste ano é: “Nossa Senhora da Glória, Aqui Estão Teus Filhos”. A abertura oficial do evento contará com a missa e hasteamento de bandeiras. Um dos momentos mais esperados é o encerramento no dia 15 de agosto com procissão, quando são esperados mais de 40 mil fiéis.

Nos últimos dois anos, a tradicional procissão ficou suspensa por causa da pandemia, e o encerramento da festa ocorreu apenas com carreata, que agora está incorporada nas atividades. Além disso, outra novidade a ser incorporada é a corrida que ocorreu em 2019, mas não estava na programação oficial.

Leia Também:  Pastor e casal são denunciados por colocar 19 pessoas em condições análogas à escravidão

“Vamos ter as 12 bandeiras dos municípios da Diocese, lembrando que nossa Senhora da Glória é padroeira da Diocese toda, então vai ter as bandeiras nas paredes da catedral ampliando o sentido da festa. E cada noite vai ser homenageado um ou dois municípios da Diocese”, pontuou.

Veja a programação:

05 de Agosto – Abertura com hasteamento das bandeiras
14 de Agosto às 6h da manhã – Corrida
15 de Agosto – Missa de encerramento campal, procissão e show de encerramento com Frei Renã Barros.

Nesse período ainda ocorrem as missas como parte da programação.

Fonte: G1ACRE

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ACRE

Saúde do Acre notifica raiva humana em paciente de Cobija, na fronteira

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Brasileia, informou nesta terça-feira, 16, o registro de um caso de raiva humana, na cidade fronteiriça de Cobija, na Bolívia. O paciente está em coma e não tem antecedentes de mordedura de cão ou gato. A infecção foi diagnosticada na quinta, 11.A doença é caracterizada por sintomas neurológicos em animais e seres humanos. O vírus multiplica-se no local da lesão, migra para o sistema nervoso e, a partir daí, para diferentes órgãos, principalmente para as glândulas salivares, sendo eliminado pela saliva. Circula em ambientes domésticos, em animais como cães e gatos, também em raposas, morcegos, cavalos e vacas e é transmitido principalmente por meio de mordidas e arranhões ou de lambidas de mucosas e pele lesionada.

A chefe do Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesacre, Débora dos Santos, ressalta que, em caso de suspeita de raiva, é fundamental a comunicação para acompanhamento e análise. No caso de uma possível infecção, a pessoa deve ir a uma unidade de saúde o mais rapidamente possível para o primeiro atendimento.

Leia Também:  Pastor e casal são denunciados por colocar 19 pessoas em condições análogas à escravidão

“Quem avalia é o profissional de saúde, que está amparado por um protocolo que vai verificar se o animal tem histórico de vacinação e se é agressivo, entre outros fatores”, informa.

Trabalho preventivoEm Brasileia, nesta segunda-feira,15, iniciou-se a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI