ACRE

Saúde Itinerante leva atendimentos especializados a Marechal Thaumaturgo e Sena Madureira

Published

on

O governo do Acre, por meio do Programa Saúde Itinerante, da Secretaria de Saúde (Sesacre), leva atendimentos especializados de saúde a locais de difícil acesso do estado, em parceria com as gestões municipais. Neste último fim de semana, Marechal Thaumaturgo e Sena Madureira receberam mais uma visita da ação.

Em Marechal Thaumaturgo, distante 558 km da capital Rio Branco, a população foi contemplada com consultas em medicina da família, pediatria, ginecologia, obstetrícia, exames laboratoriais, exames de apoio diagnóstico, preventivo do câncer de colo do útero (PCCU) e outros atendimentos.

Além disso, a iniciativa atendeu na especialidade de ortopedia, levando também serviço social, e realizou a entrega de medicamentos na Unidade Básica de Saúde Dr. Naldir Mariano, na sexta-feira, 6, e sábado, 7.

“É uma determinação do governo estadual que essas ações sejam realizadas no local onde residem as pessoas. Com isso, há economia de gastos e tempo, pois não há necessidade de deslocamento até a unidade de referência”, informou Rosemery Ruiz, coordenadora do programa.

Leia Também:  Acusados de matar indígena são transferidos para Tarauacá após ameaças de linchamento

Atendimentos em Marechal Thaumaturgo: 854

Saúde Itinerante realiza atendimentos para crianças com deficiência em Sena Madureira
Uma ação inovadora do governo vem assegurando o direito à saúde para crianças com deficiência intelectual, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Depois de realizar mutirão em Manoel Urbano, a equipe formada por neuropediatra, médicos da família, neuropsicólogo, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros atuou em Sena Madureira na sexta-feira, 6, e no sábado, 7.

Trata-se de um marco para a Saúde estadual, que demonstra o compromisso do governo em ampliar os serviços à população. “Em meados de junho, nossa equipe atuará em Cruzeiro do Sul”, informou Rosemery Ruiz.

Atendimentos em Sena Madureira: 1.040

Agência de Notícias Acre

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ACRE

Com quase 15 mil atendimentos desde janeiro, PS esclarece superlotação: “Compromisso com a Saúde”

Published

on

Em nota divulgada à imprensa, nesta sexta-feira (24), a direção do Pronto-Socorro de Rio Branco explicou o que tem ocasionado a superlotação da unidade de referência em urgência e emergência no Estado.

Presentando esclarecimentos sobre as informações que circulam pela mídia sobre a quantidade de pessoas nos corredores do hospital, a direção destacou que “diante da necessidade da comunidade acaba realizando o atendimento de pacientes que deveriam ser atendidos na atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde, UBS e URAPs do município”.

“Muitas vezes esse atendimento primário em área de urgência e emergência termina, por consequência, superlotando a unidade, mas não é uma prática comum. E seria fácil de evitar não fosse a necessidade de atendimento aos pacientes das UBS e URAPs do município”, diz a nota assinada pela gerente-geral, Maria Auxiliadora Vitorino de Souza.

“O Pronto-Socorro de Rio Branco é porta de entrada dos atendimentos do SAMU e dispõe de médicos 24h por dia, com três médicos na Emergência, quatro cirurgiões na Sala de Emergência Traumática e dois médicos para realizar a triagem dos pacientes na porta de entrada da unidade”, continua.

Leia Também:  Facção ameaça invadir a Escola Armando Nogueira e direção pede por segurança

Até o mês de abril de 2022, a equipe do PS realizou mensalmente, cerca de 3.230 atendimentos ambulatoriais (consultório adulto), totalizando até abril 12.920 atendimentos. Atendeu no total 1.417 pacientes na Sala de Emergência Clínica, e realizou 1.924 cirurgias.

“O Pronto-Socorro preza pela transparência e respeito a todos os pacientes e comunidade e continuará prestando todos os esclarecimentos necessários, para demonstrar a lisura na condução de suas atividades. Por fim, orientamos quanto a nossa finalidade em atender os casos de Urgência e Emergência e enfatizamos o nosso compromisso com a saúde pública do estado do Acre”, finaliza.

Contilnet

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI