notícia4

Ataques transfóbicos marcam cerimônia militar

Published

on

Considerada a primeira atleta trans fitness de renome do Brasil e cinco vezes campeã do prêmio musa fitness, Thaynna Dantas, de 33 anos, foi responsável por abrir portas do fisiculturismo para transexuais no país. Tamanho sucesso na modalidade exige dedicação especial com árduos treinos na academia, mas, no início do mês, a moradora de Natal (RN) chegou a ficar duas semanas sem malhar, evitando sair na rua, por medo. Tudo por causa dos ataques transfóbicos que sofreu após participar da formatura militar do seu noivo, Lucca Michelazzo, na Escola de Sargentos da Infantaria (ESA), em um caso noticiado pelo GLOBO nesta terça.
Estou com medo de sair de casa e muito abalada, porque eu nunca tinha sofrido um ataque tão direto e com tanto ódio – afirma Thaynna, que registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, no dia 10 de dezembro, após descobrir áudios agressivos, em que um homem lhe chama de “porra do traveco” e questiona a formação dos sargentos na ESA ao comentar uma foto da atleta entregando um quepe para o noivo, durante a formatura no início do mês. – Foi um ódio gratuito, só porque ele viu uma trans entregando um quepe para o noivo. Pessoas trans já andam na rua olhando para os lados, para trás, com medo desde cedo. A gente percebe os olhares de longe. Agora estou receosa, tenho medo de ir à academia, do jeito que esse cara mandou o áudio não sei o que ele faria se me visse pessoalmente.
Atualmente com 450 mil seguidores no Instagram – 20 mil a mais do que antes de denunciar os ataques – Thaynna diz que vem recebendo bastante apoio de seu público. Inclusive, por meio de mensagens recebidas pela rede social, diz ter conseguido identificar o autor do áudio, que seria um sargento. Além do áudio, Thaynna registrou, na delegacia, que foram vazados nudes seus em grupos de whatsapp, acompanhados de prints e outros comentários transfóbicos. As ofensas se iniciaram em janeiro deste ano, mas ela preferiu aguardar a formatura do seu noivo antes de procurar a polícia, a fim de preservá-lo durante o curso na ESA. Após a cerimônia, os ataques se intensificaram.
– Meu noivo já chegou visado, porque sabiam que ele namorava uma trans. Imagina o que ele não passou dentro do Exército, mas preferiu nem me contar? Já escutei, pelo telefone, brincadeiras do tipo “tu gosta de traveco”. Meu noivo sabia que poderia acontecer isso, e eu dizia para termos muita cabeça. Na formatura, um dos sargentos disse que ele era o aluno que apresentou o melhor psicológico, por conseguir suportar tudo isso – explicou.
O Globo
 
 

Leia Também:  Errata: Suely Melo teve contas do Pró Saúde aprovadas pelo TCE

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

notícia4

Atendimento do Detran na Oca é focado em serviços de habilitação

Published

on

No posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) da Organização em Centros de Atendimento (OCA) de Rio Branco, são oferecidos principalmente serviços de habilitação, todos com a necessidade de agendamento prévio, realizado por meio do Portal de Serviços, no site do órgão.
Entre as alternativas oferecidas aos cidadãos estão: renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou alteração de dados com emissão de documentos, solicitação de CNH definitiva e segunda via, adição de atividade remunerada, Permissão Internacional para dirigir (PID) e licença para condutores estrangeiros.
Os serviços de veículos mais solicitados, como transferência de propriedade e segunda via do documento de transferência, exigem realização de vistoria, por isso só podem ser realizados na unidade Detran Serviços de Veículos, que fica na Estação Experimental, em frente ao antigo posto de saúde Barral y Barral, também na capital.
Na Praça Amarela da OCA também é possível imprimir os borderôs de pagamento dos débitos de veículos e emitir Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de realizar comunicado de venda e parcelamento de débitos no guichê da empresa credenciada junto ao Detran e que oferece este serviço.
Não é necessário realizar agendamento para acessar os serviços de parcelamento de débitos, entrega de processo para emissão de CNH e retirada da habilitação.
“A possibilidade de acessar os serviços do Detran na OCA Rio Branco descentraliza o atendimento e ajuda a reduzir o fluxo de pessoas na sede, diminuindo o tempo de espera por atendimento”, afirma a chefe de Atendimento ao Público da instituição, Janaina Dias.
A OCA Rio Branco está localizada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 299, Centro, e funciona nos dias úteis, das 7h30 às 13h30. A unidade do Detran possui um telefone funcional, para tirar dúvidas: 3215-2433.
Fonte: Agência Acre

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cerimônia em fazenda do Grupo Mercale e Uninorte une herdeira de Jorge Viana e especialista em crossfit
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI