notícia4

Dia do Médico: Tecnologia traz aproximação com o paciente

Published

on

*Por Samilla Dornellas
Celebrado anualmente no dia 18 de outubro, o Dia do Médico homenageia o trabalho desses profissionais que dedicam a vida ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos dos pacientes. Diante de uma pandemia sem precedentes, o dia se torna ainda mais simbólico, já que a classe tem passado por um dos momentos mais desafiadores da história.
No último ano, além do evidente protagonismo dos médicos em nossas vidas, podemos dizer que a tecnologia não foi uma mera coadjuvante da crise sanitária. Na prática, ela entrou em cena como uma importante aliada na área da saúde, permitindo uma maior aproximação entre pacientes e médicos mesmo à distância. Atendimentos não emergenciais e tratamentos contínuos permaneceram com a telemedicina, o que fez com que os atendimentos presenciais pudessem focar nos casos de COVID-19. Esse legado, vale a pena notar, deve permanecer mesmo após o fim da pandemia – a tendência é que, para além do teleatendimento, outras frentes que tiveram um papel importante neste período, com destaque para as farmácias, revolucionem a entrega de remédios e suprimentos médicos online.
Leia Também:  Acusado de matar mulher na frente do filho, após receber ligação, vai a júri popular
Que a tecnologia sempre andou de mãos dadas com a medicina, não é novidade! Isso fica claro ao observarmos os avanços nos tratamentos de doenças, assim como a agilidade para a realização de exames e diagnósticos. Por sua vez, o atendimento em hospitais também ganhou em otimização, contribuindo na corrida para salvar mais vidas em um curto período de tempo.
Durante a pandemia, diversos pacientes usufruíram desta combinação de saúde e tecnologia, recebendo assistência médica de casa via canais digitais. Todas essas inovações no campo da medicina, é interessante mencionar, também são aprovadas pelos próprios médicos: segundo pesquisa da Associação Paulista de Medicina, 90% desses profissionais acreditam que tecnologias digitais de alto padrão de segurança e ética podem ajudar a melhorar a assistência em saúde à população.
Felizmente, quando tratamos deste assunto, todas as perspectivas são positivas. O setor de saúde só tem a ganhar com a inovação, fato que é comprovado historicamente. O exemplo mais recente e marcante que temos é a tão aguardada vacina contra a Covid-19, desenvolvida em tempo recorde graças ao empenho de cientistas, médicos e outros profissionais da saúde com o auxílio da tecnologia.
Leia Também:  Que deselegante: médico do Samu e professor da Ufac ameaça prefeita de Rio Branco
Por fim, diante do cenário promissor que se descortina hoje, é importante destacar que a aproximação com o paciente vai muito além do contexto de consultas e cirurgias. A comunicação facilitada, a rapidez nos diagnósticos, os tratamentos iniciados o quanto antes e a prescrição de medicamentos de forma remota contribuem para uma melhora no cenário de saúde como um todo. De fato, para aumentar ainda mais a agilidade e a qualidade do trabalho da classe médica, a tecnologia está atrelada a toda a cadeia do setor. O que não faltam são iniciativas que descomplicam a jornada de cuidado, bem-estar e preservação da vida.
*Samilla Dornellas é farmacêutica e co-fundadora e CEO da Far.me, Samila Dornellas uniu sua experiência no meio hospitalar e na indústria de medicamentos ao propósito de criar soluções para que as pessoas sigam o tratamento medicamentoso com mais segurança e tranquilidade.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

notícia4

Atendimento do Detran na Oca é focado em serviços de habilitação

Published

on

No posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) da Organização em Centros de Atendimento (OCA) de Rio Branco, são oferecidos principalmente serviços de habilitação, todos com a necessidade de agendamento prévio, realizado por meio do Portal de Serviços, no site do órgão.
Entre as alternativas oferecidas aos cidadãos estão: renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou alteração de dados com emissão de documentos, solicitação de CNH definitiva e segunda via, adição de atividade remunerada, Permissão Internacional para dirigir (PID) e licença para condutores estrangeiros.
Os serviços de veículos mais solicitados, como transferência de propriedade e segunda via do documento de transferência, exigem realização de vistoria, por isso só podem ser realizados na unidade Detran Serviços de Veículos, que fica na Estação Experimental, em frente ao antigo posto de saúde Barral y Barral, também na capital.
Na Praça Amarela da OCA também é possível imprimir os borderôs de pagamento dos débitos de veículos e emitir Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de realizar comunicado de venda e parcelamento de débitos no guichê da empresa credenciada junto ao Detran e que oferece este serviço.
Não é necessário realizar agendamento para acessar os serviços de parcelamento de débitos, entrega de processo para emissão de CNH e retirada da habilitação.
“A possibilidade de acessar os serviços do Detran na OCA Rio Branco descentraliza o atendimento e ajuda a reduzir o fluxo de pessoas na sede, diminuindo o tempo de espera por atendimento”, afirma a chefe de Atendimento ao Público da instituição, Janaina Dias.
A OCA Rio Branco está localizada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 299, Centro, e funciona nos dias úteis, das 7h30 às 13h30. A unidade do Detran possui um telefone funcional, para tirar dúvidas: 3215-2433.
Fonte: Agência Acre

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Que deselegante: médico do Samu e professor da Ufac ameaça prefeita de Rio Branco
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI