notícia4

Escala põe vereadora e médica Michele Melo em plantão das 7h às 19h, nos 31 dias de agosto, sem folga, no horário das sessões. Veja

Published

on

A vereadora Michele Melo faz coisas que invejam Isaac Newton, o Pai da Física.
Mais votada nas eleições do ano passado, a médica “consegue” estar dentro do Pronto Socorro de Rio Branco cumprindo a exaustiva e intensa carga horária de 84 horas semanais, trabalhando todo dia, de segunda a segunda-feira, sem nenhum dia de folga. É o que diz a escala obtida pelo repórter Assem Neto nesta terça-feira (veja acima).
O documento indica que a médica “cumpriu” PD (plantão diurno) no Setor de Avaliação do PS em todos os dias do mês de agosto (um dos períodos mais críticos do ano), iniciando a jornada de trabalho sempre às 07:00h e saindo somente às 19h.
Nesta terça-feira, último dia do mês, Michele também estava na escala, em plantão diurno. A parlamentar chegou cedo à Câmara de Vereadores para votar o pedido de Impeachment do prefeito Tião Bocalom.
A proposta foi arquivada.
 
Pergunta:  como é possível um profissional em saúde cumprir plantões no mesmo horário em que ele deve estar noutras obrigações políticas?
O acjornal recorreu à lei que versa sobre o afastamento de servidores que detêm mandato eletivo (observe acima). No caso de Michele, ela só poderia ser escalada na unidade de saúde em horários compatíveis com suas funções políticas. Ou seja, alguém errou na escala ou concorda, de má fé, com a irregularidade.
Como a vereadora está na escala da Secretaria de Saúde, ela receberá integralmente como médica, muito embora não tenha, em tese, comparecido ao trabalho.
A situação foi levada ao Conselho Regional de Medicina.
A assessoria do CRM informou que a diretoria responsável irá se manifestar, mas não deu prazo.

Leia Também:  Atendimento do Detran na Oca é focado em serviços de habilitação

O outro lado

A diretora de Assistência da Sesacre, Giza Lopes, que por acaso é companheira da vereadora, disse que a escala constaria a observação SA (sobreaviso), o que não é verdade.
Ele sugeriu que o documento obtido pela reportagem havia sido adulterado.
A reportagem enviou cópia da escala à diretora, para tirar as dúvidas.

Dez minutos depois, Giza mostrou uma escala divergente (veja acima), em que Michele aparece em plantão de sobreaviso (SA). Ocorre que o sistema GEP (Gerenciamento de escalas e Plantões), adotado pelo Estado, obriga a marcação na cor verde para todos os dias em que o profissional está em sobreaviso (observe exemplo abaixo). O próprio sistema se encarrega da marcação após o comando que é dado pela Sesacre. O plantão extra é identificado pela cor vermelha.
A escala enviada à reportagem pela diretora não especifica, como deveria, o sobreaviso da médica.
Questionada mais uma vez, a diretora da Sesacre diz:
Meu nobre jornalista, se houve algum erro sistema isso não sei lhe informar, mas todas as informações que lhes foi dada por essa Diretoria são todas verídicas! Quem está lhe passando a informações está completamente equivocado(a). Todas essas informações são de domínio público.”

Em seguida, ela agradece: “obrigada o senhor pelo alerta. Vou recorrer a Equipe de T.I. e entender o que houve”.

Leia Também:  Gladson exonera todos os cargos mais importantes abaixo do secretário de Segurança

Nota da redação

Todo profissional em saúde tem a obrigação de cumprir carga horária. Ou seja, não pode cumprir apenas sobreaviso (caso da doutora e vereadora). Imaginemos a seguinte situação: um paciente com Acidente Vascular Cerebral teria 2 horas para aguardar a médica em seu deslocamento, num horário de pico, desde o Segundo Distrito da cidade, até o Bairro Bosque, onde se situa o PS??
Ademais, a legislação não abre exceção para um médico que exerce cargo eletivo (no caso da vereadora), para cumprir plantão numa unidade hospitalar, mesmo na condição de SOBREAVISO.
A identidade do profissional (escala acima) foi omitida por questões óbvias.
 
 
 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

notícia4

Atendimento do Detran na Oca é focado em serviços de habilitação

Published

on

No posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) da Organização em Centros de Atendimento (OCA) de Rio Branco, são oferecidos principalmente serviços de habilitação, todos com a necessidade de agendamento prévio, realizado por meio do Portal de Serviços, no site do órgão.
Entre as alternativas oferecidas aos cidadãos estão: renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou alteração de dados com emissão de documentos, solicitação de CNH definitiva e segunda via, adição de atividade remunerada, Permissão Internacional para dirigir (PID) e licença para condutores estrangeiros.
Os serviços de veículos mais solicitados, como transferência de propriedade e segunda via do documento de transferência, exigem realização de vistoria, por isso só podem ser realizados na unidade Detran Serviços de Veículos, que fica na Estação Experimental, em frente ao antigo posto de saúde Barral y Barral, também na capital.
Na Praça Amarela da OCA também é possível imprimir os borderôs de pagamento dos débitos de veículos e emitir Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de realizar comunicado de venda e parcelamento de débitos no guichê da empresa credenciada junto ao Detran e que oferece este serviço.
Não é necessário realizar agendamento para acessar os serviços de parcelamento de débitos, entrega de processo para emissão de CNH e retirada da habilitação.
“A possibilidade de acessar os serviços do Detran na OCA Rio Branco descentraliza o atendimento e ajuda a reduzir o fluxo de pessoas na sede, diminuindo o tempo de espera por atendimento”, afirma a chefe de Atendimento ao Público da instituição, Janaina Dias.
A OCA Rio Branco está localizada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 299, Centro, e funciona nos dias úteis, das 7h30 às 13h30. A unidade do Detran possui um telefone funcional, para tirar dúvidas: 3215-2433.
Fonte: Agência Acre

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Máfia dos plantões põe médico dentro do Huerb 24 horas por dia durante 15 dias seguidos; diretor do hospital se enrola e não explica
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI