BRASIL

Ciclone causa frio até no Acre e possibilidade de neve no Sul; entenda

Published

on

Uma frente fria que se aproxima do Brasil vai derrubar as temperaturas em várias regiões . Nevoeiro, neblina, chuva congelada e temperaturas amenas ficam mais frequentes no mês de maio, principalmente, na próxima semana. Para o Sudeste e Centro-Oeste são esperadas geadas e ainda há possibilidade de neve para algumas regiões do Sul.

A onda de frio também chegará ao Norte do país. Apesar de mais fraca em relação ao Sul , será o suficiente para os acrianos tirarem o casaco do armário, pois as mínimas poderão chegar a 13ºC. De acordo com o Climatempo, o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que ficará estacionado no Oceano Atlântico por alguns dias.

Maio com neve

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Franco Villela, o frio atípico vai trazer a possibilidade de neve, chuva congelada e geada. Há possibilidade de geadas em alguns pontos de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Ainda de acordo com Villela, as ondas de frio se espalharão entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há previsão de neve para municípios da Serra Gaúcha e algumas cidades da região central de Santa Catarina na terça-feira (17) e quarta-feira (18).

Leia Também:  Câmara aprova Lei Henry Borel, que eleva pena de crimes contra menores

“A gente tem uma previsão a partir do domingo: começa resfriar bastante no Rio Grande do Sul e tem uma previsão com a probabilidade de neve, chuva congelada [ quando a água nasce como chuva e depois congela entre o percurso da formação até chegar na superfície] ou neve mesmo. A gente está prevendo terça a tarde e a quarta-feira nas serras do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina. Na quarta e quinta-feira probabilidade de geada ampla no Sul, Sudeste e no Centro Oeste , inclusive, chegando geada na quarta-feira no Mato Grosso do Sul. Alguns eventos de geadas pro norte de São Paulo, também estão previsto para quinta-feira.”

O fenômeno é resultado da fusão da massa de ar frio esperada para os gaúchos e catarinenses com a umidade gerada pelo ciclone no oceano.

Frio em SP

De acordo com meteorologista do Inmet, considera a possibilidade de temperaturas baixas, com mínimas em torno de 7 ° na capital paulista na próxima quinta.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Ciclone Yakecan: mais de 200 mil pessoas ficam sem energia no RS

Published

on

source
Mais de 200 mil pessoas estão sem luz no RS
Divulgação/EPTC

Mais de 200 mil pessoas estão sem luz no RS

A passagem do ciclone Yakecan deixou mais de 200 mil pessoas sem energia elétrica no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (17). Cerca de 182 mil destas residências são atendidas pela CEEE Equatorial, e aproximadamente 20 mil recebem a cobertura da RGE.

Entre as regiões atendidas pela CEEE que foram mais atingidas pela falta de luz, destaque para Porto Alegre, Guaíba, Bagé, Alvorada, Rio Grande, Viamão, Imbé e Chuí. 

“Ressaltamos que temporais com ventos e chuvas fortes ocasionam a queda de árvores e grades objetos sobre as estruturas da rede elétrica. Por isso, os prazos para a solução das ocorrências depende da complexicidade de cada caso”, disse a CEEE em comunicado divulgado no Twitter.

A empresa destacou também que as regiões Sul e Centro-Sul foram as primeiras a apresentarem problemas de falta de energia nesta terça. No moemento, o ciclone se desloca para a região metropolitana do estado.

Na região atendida pela RGE, Canoas, Gravataí e a região do Vale dos Sinos são os locais que mais sofrem as consequências da passagem do ciclone.

Leia Também:  Yanomamis desaparecidos podem estar em fuga dentro da mata

Suspensão das aulas

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou que as aulas da rede municipal de ensino estarão suspensas na manhã de quarta-feira (18) para a avaliação dos estragos que o mau tempo causará nas escolas.

O anúncio foi feito por meio de um comunicado divulgado na conta oficial do Twitter de Sebastião, que ressaltou que a “rotina será retomada à tarde”.



Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI