BRASIL

Intensa chuva de granizo marca início do inverno em SC; veja vídeos

Published

on

source
Santa Catarina registra chuva de granizo
Reprodução / Twitter @Piter_Scheuer – 21.06.2022

Santa Catarina registra chuva de granizo

O início do inverno trouxe chuvas e temporais que se estenderam pela madrugada desta quarta-feira, com granizo, ventos e intenso volume de chuva em Santa Catarina . Nas redes sociais, moradores do município de Chapecó, no Oeste catarinense mostraram grande quantidade das pedras de gelo.

De acordo com a Defesa Civil, mais de 300 casas foram danificadas pelo granizo, especialmente na área Sul de Chapecó. Entre os locais afetados estão a Linha Almeida, Linha Vailon, Distrito de Marechal Bormann, Distrito de Goio-Ên, Linha Capinzal e Linha Serrinha.


Durante a madrugada, a Defesa Civil esteve entregando lonas para atender aos moradores atingidos. Na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura Municipal de Chapecó está se mobilizando para a entrega das lonas, limpeza de entulhos e a distribuição de alimentos.

Prefeitura Municipal de Chapecó mobiliza para atender aos atingidos. Além da entrega das lonas, será feita a limpeza de entulhos, e a distribuição de alimentos
Reprodução / Instagram

Prefeitura Municipal de Chapecó mobiliza para atender aos atingidos. Além da entrega das lonas, será feita a limpeza de entulhos, e a distribuição de alimentos

Leia Também:  SP: Polícia Civil prende sete suspeitos de crimes na região do Brás


No Twitter, o meteorologista Piter Scheuer compartilhou algumas imagens do granizo, em que classificou como “médio e grande”. O registro foi feito no interior de Guatambu/Chapecó.


A estação do Inmet em Chapecó registrou rajadas de ventos acima de 60 Km/h, às 22h.


Previsão do Tempo

Neste segundo dia de inverno, Florianópolis, em Santa Catarina, tem tempo claro, com muitas nuvens. Temperatura entre 16 e 24º C. A umidade relativa do ar fica entre 50 e 90%. A quarta-feira deve ser marcada por chuva no Rio Grande do Sul.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de temporais, com rajadas de vento de até 100km/h e queda de granizo, em todo o Estado. As precipitações devem persistir ao longo do dia em todas as regiões, podendo ter um grande volume na campanha gaúcha, na Fronteira Oeste, na Região Central e no Sul.

Na quinta-feira, a chuva persiste em todo o território gaúcho. Segundo a Climatempo, podem ocorrer temporais na faixa Norte, na Região Metropolitana e no Sudeste. Choverá de forma volumosa principalmente no Norte e na serra gaúcha. Há risco de queda de granizo nas áreas de fronteira com Santa Catarina. Na Campanha, na Região Central e na Fronteira Oeste, a maior parte do dia será de céu nublado, mas não se descarta a chance de pancadas de chuva.

Avaí cancela treinos em campo após chuva de granizo em Florianópolis

Os jogadores do Avaí ficaram em área fechada nesta terça-feira (21), por causa da chuva de granizo que atingiu a região do estádio da Ressacada, que fica no sul da ilha.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Aplicativo já permite realizar compras públicas de forma 100% digital

Published

on

Acesso fácil e eficiente para que os empreendedores participem das compras públicas do Governo Federal por meio de tablet e celular, com todo o processo 100% digital na modalidade dispensa de licitação. É o que traz o aplicativo Compras.gov.br. A ferramenta totalmente digital torna o processo mais ágil e prático e é mais um passo da desburocratização e transformação digital do Governo Federal.

O Compras.gov.br foi desenvolvido pelo Ministério da Economia em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e passou por atualização. Em maio deste ano, a funcionalidade de apresentação de propostas foi implementada no aplicativo Compras.gov.br.

“A nova versão do aplicativo Compras.gov.br permite que o processo de compra na modalidade dispensa de licitação seja feito de forma 100% digital, em dispositivos móveis. Isso faz com que empresas pequenas e mesmo pessoas físicas possam atuar como fornecedores do Governo de forma mais facilitada. Isso aumenta a competitividade e diminui o custo de aquisição do Governo Federal, gerando economia para os cofres públicos”, disse o Secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Castelliano.

Leia Também:  Vendaval com chuva de granizo destróem casas e comércios em Santa Rosa do Purus. Veja o vídeo

Na última semana, o sistema registrou os primeiros vencedores que realizaram o processo de compra pública 100% no aplicativo. De acordo com o Ministério da Economia, a partir do segundo semestre deste ano, o fornecedor poderá participar também da etapa de lances para dispensa eletrônica.

O Compras.gov.br aproxima empreendedores e empresas de todos os portes do mercado das compras públicas que, em 2021, movimentou cerca de R$ 150 bilhões. É possível receber diariamente as oportunidades de licitações disponíveis. Após o cadastro, o licitante recebe as notificações do certame que está participando, como avisos, esclarecimentos e os eventos do processo, como homologação de item e convocação.

A empresária Tatiane Reis é proprietária de um bar e mercearia em Ribeirão Pires, interior de São Paulo. Por 30 anos, o pai dela esteve à frente do negócio e há 3 anos passou o bastão para Tatiane que segue com o empreendimento com a ajuda da filha e do marido. A família resolveu inovar para dar novo fôlego ao negócio.

“Resolvemos inovar e encontramos o ramo de licitações públicas. Foi algo prático, cadastramos nossa empresa e, com um friozinho na barriga, fomos participar da primeira dispensa eletrônica e fomos campeões. Foi algo que nos destravou para esse ramo e agora estamos participando de outras dispensas. Vamos estudar, buscar conhecimento, nosso sonho e desejo é participar de outros pregões e licitações maiores”, contou Tatiane Reis. 

Leia Também:  MPF aciona PF e Marinha por buscas a jornalista inglês e indigenista

Como participar

Os interessados em vender para a administração pública precisam de somente três passos para se credenciar no sistema de compras do Governo Federal: fazer o download do aplicativo que está disponível para Android e IOS, entrar com o login utilizando as credenciais do gov.br e inserir o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Uma vez credenciado, já é possível participar.

[LINK Compras.gov.br: https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/conheca-o-compras/aplicativo-compras]

Fonte: Brasil.gov

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI