BRASIL

Prefeitura de SP lança site para acompanhamento das obras públicas

Published

on

source
Obras da linha 17 -Ouro
Divulgação/Metro

Obras da linha 17 -Ouro

A população da cidade de São Paulo tem, a partir de agora, a possibilidade de acessar informações detalhadas sobre as obras e contratos da administração municipal, atualizadas de maneira automática e periódica, e contando também com acesso à base de dados em formato aberto. É que a Prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira (23) o Portal “Obras Abertas”.

A nova ferramenta, idealizada e produzida pela parceria das secretarias municipais de Governo (SGM), Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Controladoria Geral do Município (CGM) e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município (Prodam), cumpre o objetivo de transparência e ressalta o comprometimento da Cidade com as ações de fortalecimento de Governo Aberto. A iniciativa está prevista no programa Time Brasil, ação da Controladoria Geral da União (CGU) voltada a auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção e que tem a adesão da Prefeitura de São Paulo.

Nesta primeira etapa, 37 contratos que constam na base de dados da Siurb foram cadastrados no portal. Dessa forma, a população já tem a sua disposição os dados de 48 obras. A princípio, o site será atualizado mensalmente, e a expectativa é que, em dezembro deste ano, 100% dos contratos da Siurb estejam cadastrados no portal. A partir daí, a atualização será diária.

Leia Também:  Aplicativo já permite realizar compras públicas de forma 100% digital

No Portal “Obras Abertas” os dados estão disponíveis para os usuários de maneira georreferenciada, ou seja, dispostas no mapa da cidade – o GeoSampa – no exato local onde estão acontecendo, com fotos e uma ficha técnica de cada ação. Essa forma de navegação integra o Sistema de Informações Georreferenciadas de São Paulo, e facilita o consumo da informação para os cidadãos e cidadãs.

No sistema é possível, ainda, aplicar diversos filtros como: finalidade da obra, status, região da cidade, subprefeitura a que pertence, além de ser possível separar as construções de novos equipamentos das manutenções e inspeções.

Acesse o Portal Obras Abertas:  http://obrasabertas.prefeitura.sp.gov.br/

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  Chance zero de Ulisses ser vice do tucano Kimpara na corrida pela Prefeitura de Rio Branco

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Crianças e adolescentes representam 61% das vítimas de estupro no país

Published

on

No Brasil, crianças e adolescentes são as maiores vítimas de estupro
Pixabay

No Brasil, crianças e adolescentes são as maiores vítimas de estupro

As crianças e adolescentes são as maiores vítimas do crime de estupro no Brasil. Segundo os dados do anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado hoje pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 61,3% das vítimas tem menos de 14 anos.

A faixa etária dos 5 aos 9 anos concentra 19,1% das vítimas; e de 10 a 13 anos, 31,7%. São 45.994 casos registrados entre essa população.

Em todo o ano de 2021, 66.020 estupros foram reportados em delegacias de polícia, um aumento de 4,9% em relação a 2021 – e o número pode ser muito maior, já que pesquisadores e especialistas em saúde apontam para uma grande subnotificação desse tipo de crime.

O documento afirma que 9 em cada 10 casos registrados foram de autoria de um conhecido, considerando os registros em que a informação estava disponível.

O perfil das vítimas segue o padrão das últimas pesquisas – 88% são mulheres, maiorias em todas as faixas etárias. As vítimas do sexo masculino são majoritariamente crianças; 52,2% são negras e 46,9% brancas. Amarelos e indígenas são menos de 1%.

De 2012 a 2021, quase 600 mil pessoas foram vítimas de estupro ou estupro de vulnerável o Brasil.

Fonte: IG Nacional

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI