BRASIL

Ucraniana esfaqueada no Rio angariou verba para compatriotas em guerra

Published

on

source
A ucraniana Yulya Golovko e soldado com binóculo comprado a partir de campanha organizada por ela
Reprodução/Instagram – 14.05.2022

A ucraniana Yulya Golovko e soldado com binóculo comprado a partir de campanha organizada por ela

Alvos de um  assalto na noite da última quinta-feira, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, o casal de ucranianos Yulya Golovko, de 26 anos, e Kostiantyn Miska, de 33, fizeram várias menções à guerra no país natal nas postagens mais recentes nas redes sociais. Yulia, que foi esfaqueada pelo ladrão e chegou a ser levada para o hospital, organizou até mesmo uma campanha que arrecadou fundos para a compra de equipamentos para os compatriotas que estão enfrentando os soldados russos.

Entre os utensílios adquiridos e remetidos à Ucrânia com o dinheiro da “vaquinha”, centralizada em uma conta da própria jovem, que publicou os dados bancários no Instagram, estão luvas, capas, binóculos, facas e termovisores, entre diversos outros materiais. Há apenas cinco dias, ela escreveu um “relatório final”, também compartilhado por Kostiantyn, prestando contas sobre os valores arrecadados e os itens entregues. Um vídeo incluído em uma postagem anterior mostra um homem de roupa camuflada com um dos binóculos comprados na mão esquerda.

Semanas antes, em 3 de abril, a jovem compartilhou fotos de civis ucranianos mortos em uma das cidades invadidas pela Rússia. “O dia mais doloroso. Escuridão na alma e nem uma gota de sentimentos, exceto uma dor insuportável”, escreveu Yulya no idioma pátrio. “Nós não vamos apenas não perdoar, nós destruiremos todos os envolvidos”, acrescentou a jovem, que, assim como namorado, postou outros conteúdos de protesto a respeito dos confrontos.

Leia Também:  Com Alan Rick preferido para o Senado, Bittar despreza DEM em festa custeada por verba do PSL para promover a própria mulher

Os ucranianos trabalham como designers — ela de produtos, ele de interiores. Kostiantyn é dono de uma empresa especializada em reforma de cozinhas sediada em Nova York, nos Estados Unidos. O casal está no Rio há cerca de duas semanas, hospedado em um apartamento alugado em Copacabana. Eles vieram à cidade para eventos profissionais, mas aproveitaram a ocasião para fazer turismo.

Os dois passeavam de bicicleta pelo Aterro do Flamengo, na altura do Monumento a Estácio de Sá, por volta das 21h da última quinta-feira, quando ela, que estava um pouco atrás do namorado, foi abordada por um homem a pé. O bandido tentou tomar a mochila da turista, que reagiu e acabou esfaqueada várias vezes.

Yulya foi socorrida por PMs do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Copacabana. Em seguida, ela foi transferida para o Hospital municipal Miguel Couto, no Leblon, de onde teve alta nesta sexta-feira. Apesar de ferida várias vezes, especialmente no braço, as perfurações não atingiram órgãos vitais nem geraram lesões mais graves.

O agressor fugiu levando a mochila, que continha os passaportes do casal, um computador e remédios dos quais a jovem faz uso. Os documentos e a medicação foram recuperados pela polícia pouco depois do crime, mas o notebook de ponta não foi localizado.

Leia Também:  Guerra: o pior está por vir, diz presidente da França após conversar com Putin

A Polícia Militar informou que agentes do BPTur chegaram a realizar rondas na região para tentar capturar possíveis envolvidos com o ataque, mas ninguém foi encontrado. Ainda de acordo com a PM, o patrulhamento nas redondezas do Aterro do Flamengo foi reforçado.

A investigação está nas mãos da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), que busca imagens de câmeras de segurança que possam ter flagrado o episódio. Kostiantyn já foi ouvido por agentes que, até a noite desta sexta, ainda aguardavam que Yulya se recuperasse dos ferimentos para colher o relato da jovem.

“Ali há muitas câmeras de tráfego filmando a pista e poucas voltadas para o parque, mas analisaremos todo o material para que seja possível identificar o assaltante”, explicou a delegada Patrícia da Costa Araújo de Alemany, titular da Deat. “É uma história horrível, até pela nacionalidade dos envolvidos, mas 90% dos crimes contra estrangeiros no Rio não têm violência, sobretudo em áreas mais turísticas. Esse caso é um ponto bem fora da curva.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram  e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Frente fria despenca temperaturas pelo Brasil ao longo da semana

Published

on

source
Frente fria despenca temperaturas pelo Brasil ao longo da semana
Reprodução 1.4.2022

Frente fria despenca temperaturas pelo Brasil ao longo da semana

Já prepare o casaco e o chocolate quente. A semana pode ser de  frio intenso na maioria do país, segundo alerta da Defesa Civil Nacional. Desde de ontem (15), uma massa de ar frio de origem polar começou a avançar pelo Sul do Brasil e, ao longo da semana, vai influenciar as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. 

Na região Sul, a expectativa é de temperaturas negativas e geadas generalizadas, com possibilidade de neve entre esta segunda-feira (16) e terça-feira (17) nas serras gaúcha e catarinense.

No Sudeste, a previsão é de frio intenso também. Em São Paulo e no sul e sudoeste de Minas Gerais existe a possibilidade de geada até o dia 23 de maio. O mesmo deve ocorrer na região Centro-Oeste, que também tem previsão de geada para o sul de Mato Grosso do Sul.

No Norte do país, as baixas temperaturas devem atingir, principalmente, os estados do Acre e de Rondônia.

Leia Também:  Bolsonaro diz temer inflação provocada pela guerra na Ucrânia

Capital paulista 

As temperaturas no estado de São Paulo deverão cair por causa da chegada da intensa massa de ar polar. Na capital, as temperaturas mais baixas deverão ser registradas entre os dias 19 e 20, com a mínima estimada entre 7ºC  e 9ºC. A última vez que os termômetros da capital ficam abaixo de 9ºC foi em 2007, quando a estação do Mirante de Santana (INMET) registrou 8,5°C, no dia 25 de maio.

No interior do estado, as temperaturas próximas a 5ºC estão previstas para as madrugadas. No litoral, as temperaturas mais baixas devem ficar entre 11º C e 13º C.

Diante das previsões, a Defesa Civil Nacional recomendou que as defesas civis estaduais e municipais adotem ações de preparação cabíveis e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando à adoção de medidas de autoproteção.

“O período exige uma atenção especial com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos”.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI