Destaque

Em 30 dias polícia liberta 117 idosos em situação de maus tratos domésticos e exploração econômica no Acre

Published

on

A violência contra a pessoa idosa no ambiente familiar no Acre ganhou números logísticos nesta quinta-feira (18/11) com a divulgação do resultado da operação Veto 2, realizada pela Polícia Civil em Rio Branco e em outros sete municípios acreanos.
Segundo o delegado Thiago Fernandes, da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso, em apenas um mês 117 anciãos foram libertados da situação de maus-tratos domésticos, cárcere privado, exploração econômica e endividamento financeiro praticados por familiares ou seus cuidadosos.
As vítimas foram resgatadas por ordem da justiça e encaminhadas para ambientes saudáveis na casa de outros parentes ou entregues a entidades especializadas longe do domínio de seus tutores anteriores.
Thiago Fernandes explicou, ainda, que os acusados são todos parentes próximos das vítimas exploravam os idosos, financeiramente, e ainda submetiam eles a situações degradantes de convívio em família no próprio lá.
“São filhos e até netos que detinham a tutela do idoso e acabavam se apossando do cartão bancário deles, ficando com o dinheiro da aposentadoria das vítimas, contraíam dívidas com empréstimos bancários em nome dos idosos e, ainda, deixavam eles passar fome, dormir em condições precárias. Em alguns casos, até submetendo as vitimas a sessões de torturas psicológicas e agressões físicas diariamente”. Disse o delegado que conduziu as investigações.
A operação Veto 2 foi deflagrada no dia 15 do mês passado para apurar a demanda de denúncias represadas que chegaram ao conhecimento da justiça acreana por meio de informações anônimas feitas através do telefone 190 do ministério da mulher, da família e dos direitos humanos.
Setenta e seis pessoas foram autuadas em flagrantes e indiciadas criminalmente sob acusações de maus-tratos à pessoa idosa, apropriação indevida, abandono, estelionato e até cárcere privado.
A operação, com duração de um mês, ocorreu simultaneamente em todos os estados brasileiros que haviam denúncias represadas de situação de maus tratos à pessoas idosas no ambiente doméstico familiar.

Leia Também:  Corrupção no Iapen: policial é preso e mais de 10 empresários e fazendeiros compravam combustível desviado no Acre

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ACRE

Confira: Prefeitura de Sena Madureira abre processo seletivo com 155 vagas

Published

on

Inscrições abertas para o Processo Seletivo da Prefeitura de Sena Madureira que pretende contratar 155 profissionais na área da educação. Os interessados podem se inscrever exclusivamente por meio eletrônico, até 13 de abril de 2022, no site da Fundape http://fundape.com.br/?e=page&q=2022-02-sena-madureira ,respeitando o horário do Acre.

As vagas são para Professor de Creche (14); Professor da Educação Infantil – Pré-Escola (14); Professor do Ensino Fundamental – 1.º ao 5.º ano (50); Professor da Educação Infantil Pré-Escola – Zona Rural (6); Professor do Ensino Fundamental I – 1.º ao 5.º ano – Zona Rural (41); Professor do Ensino Fundamental II – 6.º ao 9.º ano – Zona Rural (30).

Os profissionais deverão realizar suas funções em jornadas de 25 horas-aula, referente a remuneração máxima atingida de R$1.579,66. O prazo de validade do Processo Seletivo será de oito meses, correspondentes aos meses de maio a dezembro de 2022, prorrogável, a critério da Prefeitura Municipal de Sena Madureira, por período necessário ao cumprimento do ano letivo.

Leia Também:  É do sertanejo acreano Juan Lima o corpo carbonizado na Estrada do Amapá

A prova deve ocorrer no dia 01 de maio, com duração de três horas. A prova abordará questões de Matemática, Português, Conhecimentos Gerais, Atualidade, Legislação e Conhecimentos Específicos.

Fonte: Acrenews

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI