Destaque

“Mão, pé, boca”: autoridades emitem alerta para doença rara que se espalha em 5 cidades no Acre

Published

on

Nos últimos dez dias a cidade de Rio Branco já registrou 150 casos de uma doença viral, não muito comum, conhecida como síndrome “mão, pé, boca”, que afeta, principalmente, crianças até 5 anos.
Os sintomas de febre alta, falta de apetite, manchas vermelhas nas amígdalas, mal-estar, vomito, diarréia, dificuldade para engolir, excesso de salivação vêm logo após o surgimento misterioso de bolhas avermelhadas nas mãos, pés e boca. O vírus se espalha rapidamente por todo o Acre.
Além da capital, mais quatro cidades acreanas já registraram casos da doença nas últimas duas semanas e levaram a Secretaria Estadual de Saúde a emitir um alerta, no final da tarde da última quinta-feira, para o risco de surto da doença em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Xapurí, Plácido de Castro e Porto Acre.
Xapurí, no vale do Alto Acre, é a cidade proporcionalmente ao número de habitantes com o maior registro de pacientes e já foi decretado situação de surto da doença na comunidade escolar local.
No último dia 17, vinte e um alunos de uma escola municipal foram diagnosticados com os sintomas da doença “mão, pé, boca” em um único dia depois que um colega deu entrada no hospital geral da cidade em estado clinico preocupante.
O enfermeiro Andrade Souza, diretor do departamento de atenção básica de saúde de Xapurí, confirmou na manhã desta sexta-feira (26/11) a situação de alerta de surto da doença na cidade e as medidas adotadas na tentativa de frear a disseminação da síndrome.
‘Essa doença tem um alto potencial de contaminação e pode se agravar levando a morte, por isso emitimos o alerta à comunidade de Xapuri ao diagnosticamos 21 casos em apenas dez dias. Estamos realizando ações de prevenção e conscientização junto à comunidade, principalmente nas escolas onde existe a orientação para suspensão das aulas, imediatamente, onde for diagnosticado novos casos da doença”.
(Ouça o áudio do enfermeiro na integra)


Segundo a Sesacre, não existe medicamento específico para o tratamento da síndrome “mão, pé, boca” – a não ser a combinação de remédios que variam de paciente para paciente, dependendo do quadro clínico de cada um.
A melhor forma de evitar a disseminação é a prevenção com medidas higiênicas e isolamento, domestico, dos pacientes para que eles não contaminem outras pessoas.

Leia Também:  Rio Branco é a única capital do Brasil sem professores provisórios, garantindo formação integral aos alunos

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ACRE

Confira: Prefeitura de Sena Madureira abre processo seletivo com 155 vagas

Published

on

Inscrições abertas para o Processo Seletivo da Prefeitura de Sena Madureira que pretende contratar 155 profissionais na área da educação. Os interessados podem se inscrever exclusivamente por meio eletrônico, até 13 de abril de 2022, no site da Fundape http://fundape.com.br/?e=page&q=2022-02-sena-madureira ,respeitando o horário do Acre.

As vagas são para Professor de Creche (14); Professor da Educação Infantil – Pré-Escola (14); Professor do Ensino Fundamental – 1.º ao 5.º ano (50); Professor da Educação Infantil Pré-Escola – Zona Rural (6); Professor do Ensino Fundamental I – 1.º ao 5.º ano – Zona Rural (41); Professor do Ensino Fundamental II – 6.º ao 9.º ano – Zona Rural (30).

Os profissionais deverão realizar suas funções em jornadas de 25 horas-aula, referente a remuneração máxima atingida de R$1.579,66. O prazo de validade do Processo Seletivo será de oito meses, correspondentes aos meses de maio a dezembro de 2022, prorrogável, a critério da Prefeitura Municipal de Sena Madureira, por período necessário ao cumprimento do ano letivo.

Leia Também:  Sessão solene alerta para impacto do cigarro no meio ambiente e novas formas de fumar

A prova deve ocorrer no dia 01 de maio, com duração de três horas. A prova abordará questões de Matemática, Português, Conhecimentos Gerais, Atualidade, Legislação e Conhecimentos Específicos.

Fonte: Acrenews

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI