A cantora e ex-BBB Lina Pereira, conhecida pelo nome artístico Linn da Quebrada, afirmou que o apresentador Silvio Santos deve um pedido de desculpas à comunidade trans pelos anos de “desserviço”.
Em seu perfil no Twitter, a ex-sister repercutiu um vídeo que viralizou no início do mês, quando o apresentador recebeu em seu programa no SBT a Miss Trans Internacional Ava Simões. Na ocasião, Silvio recebeu elogios pela forma como abordou a transgeneridade.
Sem se empolgar com a cena, Lina apontou que este é o mesmo Silvio que “constrange e debocha” de Roberta Close. “Ele, como tantos outros meios de comunicação, devem desculpas pelo desserviço e pela contribuição assídua em desumanizar e atuar com tanto gosto na manutenção da violência e da dor”, apontou a artista.
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais! O comentário repercutiu no Twitter. Em respostas aos seguidores, Lina fez questão de reforçar que a questão não era apenas sobre Silvio. “”Não é sobre o Silvio, mas também é. Antes de tudo, falo da instituição televisiva que trabalhou muito tempo para manutenção do espetáculo violento de nos ferir enquanto riam”, afirmou, respondendo a um seguidor. E a cantora continuou: “acredito e sinto que é necessário que não só ele, mas tantos profissionais da comunicação, perceba o esforço sistemático na criação de um imaginário social, em rede nacional, que trabalhou muito bem para que rissem diante do espetáculo traumático de nos ferir e desumanizar”.
Mas eh tbm o mesmo silvio q constrange e debocha a Roberta Close. Ele como tantos outros meios de comunicação que devem desculpas pelo desserviço e pela contribuição assídua em desumanizar e, atuar com tanto gosto na manutenção da violência e da dor.
— Linn da Quebrada 🧜🏽♀️ (@linndaquebrada) June 22, 2022
Após Jade Picon ser confirmada no elenco da próxima novela das 21h, o diretor de entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, se pronunciou sobre a escalação da ex-BBB. De acordo com o diretor, a influenciadora foi convidada para fazer testes por ter um perfil semelhante ao de Chiara, personagem que a morena fará em ‘Travessia’, trama escrita por Gloria Perez.
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!
“Vimos que tinha muito a ver. A partir disso, a gente foi atrás, fez testes. O tipo físico da Jade, mais o temperamento que ela demonstrou no BBB, a maneira como ela se comunicava com as pessoas na casa e com o público, isso tudo a credenciou a fazer um teste para uma personagem que trazia essas mesmas características”, comentou Waddington, em entrevista ao colunista Guilherme Ravache, do site Splash.
O diretor ainda esclareceu que os mais de 20 milhões de seguidores de Jade não influenciaram a escolha: “Depende da natureza do projeto, mas no que diz respeito à dramaturgia, não tem nenhuma interferência. Não é isso que vai ditar a escolha. Em projetos comerciais, provavelmente alguma. Não há resistência, mas tampouco há um esforço (para escolher influenciadores digitais). A escalação obedece a outros critérios”, destacou.
“Muitas coisas inspiram um diretor na hora de uma escalação. É algo técnico, mas também muito intuitivo. E em uma das muitas reuniões de casting da novela, de escalação, o nome dela surgiu no meio de uma conversa. Todo mundo imediatamente recuperou a imagem dela no BBB e associou à personagem”, relembrou Waddington.
O próprio presidente do Sindicato dos Artistas havia criticado a escalação de Jade pelo fato da ex-sister não ter o registro profissional de atriz. “Não acho justo ela tomar um espaço em qualquer emissora de televisão e a gente vai tomar as medidas cabíveis para que isso não aconteça. E a categoria vai nos apoiar”, afirmou na ocasião.
A última polêmica envolvendo a entrada da influenciadora em ‘Travessia’ foi o boato de que ela teria tomado o papel que seria de Juliana Paiva, o que foi negado pela atriz. “Oi, meus amores. Estou recebendo muitas mensagens e vendo alguns posts relacionados sobre o assunto, então resolvi vir aqui esclarecer! Eu não estou na produção ‘Travessia’, nunca fui contactada para esse projeto! O resto é fake news!”, explicou.