Juruá

Em Cruzeiro do Sul, homem é levado ao Hospital do Juruá após desabar de pé de buriti

Published

on

Ainda na manhã desta terça-feira (20), um homem identificado por Francisco Silva, foi levado ao Hospital Regional do Juruá após cair de um pé de buriti, localizado no bairro da Cohab em Cruzeiro do Sul.

Segundo informações preliminares, o homem já é acostumado a subir em pés de buritis na região, com o intuito de tirar o fruto para a venda. Ainda de acordo com informações de populares, Silva tem costume de passar de uma árvore para a outra usando apenas as palhas, e já havia sido alertado do grande risco, quando na data de hoje, acabou sofrendo tal acidente e caindo das alturas.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionada, realizou os primeiros socorros e encaminhou o homem ao Pronto Socorro; seu estado de saúde era estável até o momento da remoção.

Com informações Juruá Em Tempo

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em Rio Branco, homem destrói a própria motocicleta durante abordagem policial; entenda
Advertisement

Juruá

Produtores de feijão do Alto Juruá recebem visita de alunos da Ufac

Published

on

Moradores da Vila Restauração, localizada no rio Tejo, em Marechal Thaumaturgo (AC), receberam a visita da equipe do projeto Bioeconomia e Modelagem da Cadeia Produtiva dos Feijões do Vale do Juruá, executado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Universidade Federal do Acre (UFAC), que teve como objetivo à certificação e obtenção do selo de indicação geográfica dos feijões crioulos da região.

Ao todo participaram das atividades 80 agricultores familiares e dez técnicos da Prefeitura Municipal de Marechal Thaumaturgo, que discutiram a importância socioeconômica e cultural dos feijões locais, valor nutricional do grão, armazenamento e produção de sementes de feijão; e agregação de valor da produção local através de processos de certificação, incluindo a indicação geográfica.

Ficou acordado entre as partes, a coleta de dados da produção; melhoria dos processos de armazenagem e embalagens; análises econômicas sobre a cadeia do feijão certificado e mensuração da importância dos feijões na segurança alimentar da população local.

A Bacia do Alto Juruá abrange cinco municípios no Estado do Acre: Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo e conta com, aproximadamente, 30 tipos entre feijão de arranque e feijão de praia. Análises preliminares comprovam que esses feijões são mais ricos em proteínas e antocianinas quando comparados ao feijão carioca tradicional.

Leia Também:  Estudo propõe projeto para retomar a língua materna e preservar cultura do povo Shawãdawa no AC

Os dois mais conhecidos e também mais consumidos, são eles o feijão comum (‘Phaseolus vulgaris’) e o feijão de praia (‘Vigna unguiculata’). O Phaseolus vulgaris, também conhecido como feijoeiro-comum, é uma das 55 espécies pertencentes ao gênero Phaseolus, cujo centro de origem se deu nas Américas. Essa espécie tem grande importância econômica, alimentícia e cultural em diversos países. Diferente dos demais feijões amplamente cultivados no país, o feijão-caupi não pertence à espécie Phaseolus vulgaris e sim à espécie Vigna unguiculata (L.). No Brasil, dependendo da região, pode ser conhecido como feijão-de-corda, feijão-fradinho, feijão de praia, feijão miúdo e feijão macaçar.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI