Juruá

Macaco é resgatado por bombeiros e morre devido às queimaduras no AC

Published

on

Em meio às labaredas e muito calor, os bombeiros e brigadistas, além de correrem contra o tempo para o fogo não se espalhar, encontram animais tentando escapar e sobreviver e outros já carbonizados. Nesta quarta-feira (21), um macaco chegou a se agarrar em um dos combatentes para tentar se salvar de um incêndio florestal de grandes proporções no bairro Guarani, em Mâncio Lima, interior do Acre.

Por volta das 18h, a equipe foi acionada para atender a ocorrência. Segundo o cabo Ricardo Morais, do Corpo de Bombeiros, assim que eles chegaram ao local, encontraram duas serpentes na beira da estrada tentando deixar o local e um tatu. Os animais foram capturados e deixados do outro lado da rodovia.

O grupo continuou com o trabalho, até que em determinado momento, um dos brigadistas sentiu algo na perna e quando olhou era um macaco. O animal, conhecido na região como “macaco da noite”, estava com queimaduras por todo o corpo e muito ofegante.

“A gente conseguiu pegar ele, mas percebemos que ele estava muito queimado já. Acredito que outros tenham morrido, porque eles costumam andar em bando. Ele estava todo queimado, o rosto, as duas mãos, os pés. Retiramos ele dali e colocamos dentro da viatura para o corpo esfriar um pouco, oferecemos água pra ele, mas estava muito debilitado. Infelizmente, ele não resistiu e morreu”, contou Morais.

Leia Também:  Polícia Federal prende líder de grupo criminoso que desmatava terras da União

O cabo disse que o local aparentava ter sido preparado para o incêndio. “Percebemos que o dono daquele terreno deve ter se programado para fazer aquele incêndio, tanto que foi feito o aceiro no terreno de tamanho de 100 por 100.”

Esse é o terceiro caso de animal encontrado por bombeiros e brigadistas de Feijó retratado nos últimos dias. No último dia 14, um grupo tentava controlar um incêndio de grandes proporções às margens do Rio Envira, no km 2 da BR-364, no interior do Acre, quando um bicho-preguiça caiu de uma árvore em chamas e tentava subir em outra que também pegava fogo.

Outro caso foi de uma cobra-cipó, de cerca de 40 centímetros, que foi achada tentando fugir das chamas e desorientada e aceitou receber água na boca entregue por um dos brigadistas que atuava no combate às chamas.

Diariamente, os brigadistas que atuam na cidade de Feijó são chamados para atender ocorrências na região, que é a que mais tem focos de incêndio do Acre. Além das chamas, eles encontram muitos animais tentando sobreviver.

Leia Também:  Caminhão colide em poste e rompe cabo de fibra ótica na BR-364; serviço de internet fica suspenso por mais de 4 horas

Cidade com maior nº de queimadas

A cidade de Feijó é a que tem o maior número de focos de queimadas do estado. Dos 5.505 focos registrados nos 22 dias de setembro no Acre, 1.192 foram em Feijó. Um total de mais de 21,6% de todos os focos.

Os dados são captados diariamente através do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em todo o ano de 2022, de janeiro até esta quinta-feira (22), o Acre registra um acumulado de 8.593 focos de incêndio. Desse total, 25% foram registrados na cidade de Feijó, com um total de 2.184.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Juruá

Em Cruzeiro do Sul, homem perde a direção do carro, cai em barranco e bate em residência

Published

on

Um acidente foi registrado na noite desta sexta-feira, 23, na estrada da Nova Olinda, no bairro Boca da Alemanha.

Um carro de passeio, de cor branca, que seguia rumo Centro de Zoonoses acabou caindo em um barranco.

O motorista perdeu o controle do carro e por pouco não entrou dentro de uma casa. O carro chegou a ficar na vertical escorado na residência.

Uma guarnição do corpo de bombeiros foi acionada para fazer a remoção do veículo. Segundo informações coletadas no local do acidente, o prejuízo foi apenas material, já que o motorista, que estava sozinho no veículo, conseguiu sair do carro ileso.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Professores de todas as regiões do Juruá se reúnem no 2° Seminário em Educação Especial em Cruzeiro do Sul
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI