manchete2

Bestene é contra o Igesac gerenciar hospitais e UPAS e defende concurso para servidores da saúde

Published

on

O deputado José Bestene (PP) disse ser contra que o Instituto de Gestão em Saúde (Igesac) seja responsável pelo gerenciamento de alguns hospitais e UPAs, como desejam os sindicatos do setor. Um grupo numeroso de servidores já manifestou ao deputado que também não aceita essa mudança.
Bestene entende que o governo deve abrir concurso público.
“Não podemos ampliar o serviço terceirizado. É verdade que a Lei de Responsabilidade Fiscal é um entrave, mas quando o cinto aperta é possível cortar gorduras”, disse. Para ele, os cortes poderiam ocorrer após um estudo sobre a quantidade de comissionados que não contribuem para a governabilidade, ou até mesmo cancelando contratos considerados supérfluos. Diminuir o número de terceirizados também seria uma alternativa para garantir caixa sem comprometer um eventual concurso, entende o deputado.
“Esta é a saída para que o sistema funcione com eficiência, sem gerar esse clima de terror dentro dos hospitais”, afirmou o deputado.
O parlamentar espera evitar desgaste ao governo, como ocorreu nos tempos em que o Pró Saúde, na gestão do PT,  lavou as mãos e fez acordos com a Procuradoria do Trabalho para demitir mais de 2 mil servidores.
Hoje, lembra Bestene, os ex-gestores ainda têm pendências muito sérias a resolver com o Tribunal de Contas.
O deputado informou que levará sugestões nesse sentido a uma audiência que discutirá o assunto no âmbito da Aleac.
“O Igesac foi criado inclusive com apoio do nosso mandato para dar segurança trabalhista aos  servidores que estavam sob a gestão do Pró Saúde. Naquele momento havia uma incerteza muito grande sobre a manutenção desses empregos, e o Igesac veio para abrigar esses trabalhadores, afastando o risco inclusive de demissão em massa. Eu tenho conversado com servidores da maternidade, de algumas UPAs, e eles externam uma opinião que é igual à minha, particularmente. Os servidores não aceitam isso. Essa posição do nosso mandato também já foi levada ao governador Gladson Cameli”, concluiu.
 

Leia Também:  Prefeita Socorro Neri coroa vencedores do Concurso de Realeza de Rio Branco 2020

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

ACRE

Saúde realiza entrega de itens hospitalares às UPAs

Published

on

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), entregou às unidades de pronto atendimento (UPAs) de Rio Branco nesta segunda-feira, 11, itens hospitalares e cadeiras de rodas.

Entre os produtos estão os objetos hospitalares funcionais, como bandejas, cubas, comadres e papagaios, e também instrumentos cirúrgicos.

A aquisição foi realizada por Fonte 100 da Sesacre, cujo valor gira em torno de R$ 1 milhão e contempla as unidades estaduais de todos os municípios acreanos, a começar pela capital.

Arquivo Secom

A secretária de Saúde, Paula Mariano, lembra que há mais de dez anos o Estado não realizava a aquisição desses materiais em grande quantidade.

“Estamos fazendo a distribuição, que contempla todo o estado, para equipar e proporcionar melhor qualidade no atendimento à população”, destaca.

Por Agência de Notícias AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bestene reconhece vitória a cada dia contra a Covid e destaca investimentos no setor produtivo do Acre
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI