Mulher

Belo e ancestral, cabelo afro resiste ao racismo estético

Published

on

source
 13 de maio é o dia da abolição da escravatura. São 134 anos que a escravidão foi abolida no Brasil.
Pinterest

13 de maio é o dia da abolição da escravatura. São 134 anos que a escravidão foi abolida no Brasil.

Black Power, rastafari, com dreads, cacheados, encarapinhados… Os cabelos das mulheres pretas chegam a este 13 de maio — data que marca a abolição da escravidão — livres e como um dos maiores símbolos da negritude ao lado da pele. Protagonista do debate racial desde sempre, ele volta à roda no Brasil de hoje com o resgate da ancestralidade, na ressignificação do conceito de beleza e na denúncia do racismo estético. Na última semana, por exemplo, ao defender seu crespo, uma mulher negra mobilizou o metrô de São Paulo a externar o preconceito sofrido por ela, após uma senhora branca declarar que temia “pegar doença” ao encostar em seu cabelo.

Não é de agora que o cabelo afro é tachado de “feio”, “sujo” e “duro”. O processo de colonização da África, que se repetiu no Brasil, deixou como herança uma sociedade que reconhece majoritariamente os fios lisos como belo, de acordo com a antropóloga Denise da Costa, professora da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira. Graças à atuação secular de movimentos negros, que tomaram fôlego entre 1960 e 1970 com o “black is beautiful” (preto é bonito, na tradução), a história de ancestralidade se traduz por números do Google: nos últimos cinco anos, a busca por cabelos cacheados e crespos superou a de lisos em 309%, de acordo com uma pesquisa do Dossiê BrandLab.

— Na cultura africana, que se tornou marginalizada na colonização, o cabelo cumpre a função de representar a particularidade de cada povo e simboliza fertilidade, classe social, função política. Por isso, o processo de reconhecimento da identidade é muito mais interno do que vindo de uma possível aprovação da branquitude. Negar a nossa beleza foi a primeira arma que usaram contra nós negros, e nós reconhecermos nossa beleza significa reconquistar a dignidade e a humanidade — diz a antropóloga.

Leia Também:  PF investiga racismo na UFSM: 'Pavor de conviver com pessoas escuras'

 Transição capilar

Não à toa o processo de transição capilar — em que negros deixam de alisar os cabelos para assumir a forma crespa — tem se intensificado. A analista de sistemas, Olívia Raquel, de 23 anos, começou a fazer relaxamento ainda criança, aos 11 anos, por influência da sua mãe branca. Por cinco anos, ela teve os fios lisos para não ouvir comentários de que tinha cabelos “pichaim” ou “duro”.

— Sinto que alisar nunca foi algo que eu realmente queria — diz ela, que deixou a raiz crescer e viu os cachos ressurgirem aos 16 anos. A modelo gaúcha Tatiani Souza, de 42 anos, hoje assina, artisticamente, “Tati Crespa”. Mas nem sempre foi assim: ela alisou o cabelo por 22 anos. Com o cabelo livre da química há mais de cinco, ela diz que ainda recebe propostas na área da moda para fazer “escova progressiva”. A última oferta foi de R$ 3 mil. Ela recusa e é irredutível, quer que “suas origens sejam respeitadas”.

— Sai Tatiani e entra Tati Crespa. Hoje, quem quiser trabalhar com a minha imagem, vai ter que me aceitar do jeito que sou. Um penteado até vai, mas química nunca mais. Defendo que sou livre para assumir meu cabelo, fazer até uma escova, se eu quiser, mas livre dos preconceitos e imposições —diz.

O mercado de trabalho, por sinal, é um dos espaços em que a presença do racismo estético é forte. Um estudo publicado na revista “Social Psychological and Personality Science”, em 2020, mostrou que durante entrevistas de emprego, mulheres negras americanas com cabelos crespos eram percebidas como menos profissionais, menos competentes e menos propensas a serem recomendadas para uma vaga do que mulheres negras com cabelos alisados e mulheres brancas com penteados cacheados ou lisos. Uma realidade de preconceito que se parece com a daqui: Cristiane de Almeida, de 51 anos, foi vítima do escárnio de um colega de trabalho quando iniciou a transição capilar, há quatro anos, no Clube das Pretas — salão especializado em cortes e penteados de cabelos crespos e cacheados. — O processo de transição foi muito difícil. Um colega puxava o meu cabelo e me ridicularizava na frente das pessoas. Eu me senti mal, achei que estava todo mundo olhando para o meu cabelo. E estavam olhando mesmo. Percebi que tais brincadeiras não eram feiras com outras colegas de cabelo liso e brancas — diz Cristiane. 

Leia Também:  Racismo estético: jovem é atacada após postar vídeo no TikTok

Acolhimento

Levantando a bandeira do “nós por nós”, uma das criadoras do Clube das Pretas, a professora Renata Varella, de 37 anos, defende que a rede de apoio faz toda a diferença no processo de reconhecimento das madeixas afro. — A relação da mulher negra com o seu cabelo natural é de anos de sofrimento. É uma busca infinita por achar que nossos cabelos afros são um problema. Mas isso está mudando — diz a professora.

Segundo a antropóloga Denise da Costa, apesar de lento, o aumento da conscientização sobre o racismo no país é notório e pode ter contribuído para que, no caso de racismo no metrô de SP, centenas de passageiros apoiassem a vítima Welica Ribeiro na denúncia contra a húngara Agnes Vajda.

— Ainda estamos longe de conseguir uma abolição do racismo estético, mas a junção de políticas afirmativas e o interesse das pessoas pelas questões raciais já foi um avanço — conclui.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. 

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 18 de maio de 2022

Published

on

source
A astrologia ajuda em diversas áreas de nossas vidas
Marcelo Dalla

A astrologia ajuda em diversas áreas de nossas vidas

ÁRIES 

Você pode atualizar informações e buscar novos pontos de vista. A Lua ingressa no compenetrado Capricórnio: aproveite para pesquisar, estudar, investigar, buscar respostas e obter bons diagnósticos. Mercúrio segue retrógrado: as novidades e as mudanças devem ser introduzidas com mais critério, planejamento e abertura para revisões. Vale investir em aprimoramentos profissionais. Porém, cuidado com a impaciência e a comunicação agressiva. Hoje a Lua desafia Júpiter, é bom dimensionar as expectativas com realismo.

TOURO 

Bom período para colocar-se em movimento e organizar avida. A Lua segue em Capricórnio e Vênus segue em Áries: aproveite para buscar novidades e agir com autonomia. Evite ficar muito tempo parado, o período pede dinamismo. Apenas esteja mais consciente em relação ao corpo para não exagerar na empolgação e ultrapassar limites físicos e energéticos. Cuidado para não exagerar nos gastos e nas expectativas em relação aos outros também. Invista na independência, no profissionalismo e na eficiência.

GÊMEOS 

A Lua segue em Capricórnio: você pode investir na produtividade. Mas evite a sobrecarga de compromissos e tarefas. Cuidado com confrontos também, evite ultimatos e cobranças, as reações podem ser mais agressivas. É importante respeitar limites, os seus e os dos outros. Atividades artísticas e criativas, recolhimento e práticas espirituais são importantes para alimentar a alma e renovar as energias. Boas inspirações estão em pauta. Fique atento às suas reações emocionais, que podem indicar o que precisa ser transformado e curado. 

CÂNCER 

Lembre-se que toda mudança é para melhor. Você pode agora promovê-las conscientemente. Novas revelações, intuições e aprendizados espirituais o levam a aprimorar-se. Aproveite para arejar e movimentar as energias de sua casa, livrar-se de tudo o que está parado há tempos. O céu favorece a renovação. Aproveite também para conectar-se com novas tendências, buscar informações, ideias e opiniões diferentes. Mantras, meditações e afirmações positivas também ajudam a promover higiene mental.   

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 07 de maio de 2022

LEÃO 

Com o Sol em Touro, é tempo de buscar inovações em nome de mais prosperidade. Cuidado com a teimosia e o materialismo excessivo. Procure cultivar boas intenções, agir com integridade e pensar coletivamente. Se assim o fizer, pode avançar em seus projetos e conquistar mais espaço. Vale tomar iniciativas para organizar o trabalho. O Sol se alinha com Júpiter, favorecendo estudos mais elevados e temas filosóficos. Mas é bom evitar a pressa e checar as informações, pois Mercúrio segue retrógrado.

VIRGEM 

Aproveite o período para atualizar informações. Mercúrio segue retrógrado e continua pedindo aprimoramentos e revisões. Não tenha receio de pensar diferente e mudar de opinião, caso seja preciso. Mas evite acelerar demais, o cuidado deve ser com a impaciência, a pressa e os excessos. Evite tomar decisões sem antes refletir. Prefira concluir assuntos com mais independência. Ainda bem que a Lua ingressa em Capricórnio, favorecendo o respeito, profissionalismo, integridade e bom senso.

LIBRA 

É hora de organizar a vida e otimizar recursos para que tudo funcione melhor. A Lua segue em Capricórnio e o Sol segue em Touro, favorecendo a praticidade e a objetividade. Vênus e Júpiter seguem em Áries, favorecendo o dinamismo, as novas iniciativas e as atividades físicas. Vale abrir espaço para algo novo e inédito em sua vida. Mas cuidado com a impaciência, a ansiedade, a imprudência. Melhor respirar fundo e fazer tudo com calma. Os passos devem ser lentos, porém firmes e constantes.

ESCORPIÃO 

Conte com boa capacidade de análise para enxergar as situações que se apresentam com mais seriedade e compreensão. Aproveite para elaborar estratégias, traçar planos de ação. Mas evite forçar situações, fazer exigências ou criar conflitos. A Lua segue em Capricórnio e Marte se combina com Netuno: continue a investir em pesquisas, estudos, investigações e análises. O Sol segue no signo oposto, esteja aberto para ouvir a opinião de parceiros e colabores para que possa alinhar interesses e somar forças.

SAGITÁRIO 

Você pode pesquisar, trocar informações, esclarecer questões confusas para concluir negociações. Todo tipo de movimento intelectual está favorecido pela combinação de Sol e Júpiter. Você pode ativar seu lado mestre/professor para compartilhar conhecimento. Com a Lua em Capricórnio, é bom fazer uma lista das pendências e priorizar um assunto de cada vez. Mas é bom checar informações, revisar o trabalho. Mudanças de planos também estão em pauta, procure aproveitar essa fase para introduzir novidades. 

Leia Também:  Racismo estético: jovem é atacada após postar vídeo no TikTok

CAPRICÓRNIO 

A Lua segue em signo, você pode investir nos assuntos profissionais. Mas não seja tão rígido! Vale introduzir algo novo em sua vida, buscar o sabor de aventura, liberdade, permitir-se arriscar e ousar. Está mais fácil quebrar padrões repetitivos, cultivar flexibilidade, capacidade de improviso e criatividade para que a vida ganhe novos sabores. Você pode também fazer bons contatos. Caso surja um empecilho, conte com sua competência para encontrar a melhor saída. Análises e compreensões profundas continuam favorecidas.

AQUÁRIO 

A Lua segue em Capricórnio e você pode fazer seu tempo render mais. Mercúrio segue retrógrado e continua pedindo cuidado com mal-entendidos e atrasos. Conte com sua capacidade de improvisação e sua adaptabilidade para aprimorar seu projeto ou serviço. A inquietação mental continua grande, vale evitar tarefas repetitivas e situações aprisionadoras. Aproveite para buscar novos assuntos e cultivar a liberdade de pensamento. Aproveite também para cultivar praticidade e investir no trabalho.

PEIXES 

Conte com mais empenho e determinação. Excelente período para combinar ação com intuição, movimento e agilidade com inspiração. A Lua segue em Capricórnio, enquanto Marte se combina com Netuno: a intuição se alinha com a praticidade. Aproveite para cultivar mais dedicação em tudo o que se propuser a fazer. Bom período também para revisões nos estudos e na comunicação. É importante realinhar interesses e aplicar com cuidado as leis do intercâmbio para multiplicar recursos. Vale também fugir da rotina e fazer algo inovador.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram.  Clique no link para entrar no grupo. Siga também  o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI