NOTÍCIA 1

Policiais penais que portavam arma do estado no sábado podem ser punidos; Sejusp avalia imagens

Published

on

A Secretaria de Segurança está analisando as imagens da manifestação dos policiais penais nesse final de semana na entrada do presídio Francisco de Oliveira Conde.
O resultado pode ser uma punição os agentes, em que o estado se valeria do regimento interno do Iapen que proíbe a utilização de arma acautelada pelo estado em atividade extra funcional.
Os Policiais juntamente com mulheres dos apenados fecharam a entrada do presídio na manhã de sábado cobrando do estado melhoria salarial e alguns direitos.
Ainda no sábado a Juíza Rogéria Epaminondas atendeu pedido o Iapen e através de liminar determinou que os policiais fizessem a desobstrução da Estrada do Barro Vermelho e do portão de acesso da FOC. Em caso de desobediência a multa diária seria de R$ 10.000,00.
A decisão judicial autoriza a força policial, pela PM, para manter a ordem no local.
Agora a Sejusp pode punir ainda mais severamente os agentes que participaram do movimento. De acordo com o artigo 13º da portaria que cria o Iapen, o policial penal fica proibido do uso da arma do estado em atividade que não seja seu ofício. Outro artigo, o 8º, fala que para portar arma de fogo fora do serviço em locais públicos deve fazê-lo de forma a evitar o constrangimento das pessoas.
Por esses dois artigos, o Estado pode suspender e recolher a arma do policial penal.
Por enquanto nenhuma medida foi adotada porque a Sejusp está analisando as imagens feitas pelos próprios agentes e familiares de presos que estavam no local.

Leia Também:  R$ 2,3 milhões: fornecedor do Depasa tem como representante a chefe de Orçamento do Saerb

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

manchete2

Rio Branco e outras cidades do Baixo, Alto Acre e Purus avançam para bandeira verde em avaliação do Comitê Covid

Published

on

As regionais do Baixo Acre, Alto Acre e Purus avançaram para a bandeira verde, que representa cuidado, na avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19. Já as regionais Juruá e Tarauacá/Envira permaneceram em bandeira amarela, que é de atenção.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo governo do Acre e representa o período de avaliação do dia 13 a 26 de março.

Na última avaliação, divulgada no dia 7 de março, o governador Gladson Cameli manteve todas as cidades do Acre em nível de atenção (bandeira amarela) na classificação de risco da pandemia até o dia 31 de março, após aumento de casos no mês de fevereiro.

Porém, em março os indicadores voltaram a apresentar uma melhora no número de casos e mortes.

Regiões

  • Alto Acre: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri – faixa verde;
  • Baixo Acre e Purus: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard – faixa verde;
  • Vale do Juruá e Tarauacá/Envira: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá – faixa amarela.
Leia Também:  Após bariátrica mal sucedida, deputado Whendy Lima está em estado grave na UTI da Unimed

Como funciona a fase verde

Na fase verde podem funcionar os seguintes estabelecimentos: Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos similares. Além de teatros, cinemas e apresentações culturais, como também evento religiosos com 80% da capacidade.

Lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários e aumentando a capacidade limitada de 80%, além de delivery e drive-thru.

A regra vale ainda para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria, marcenarias e marmorarias.

Feiras livres, comércios de rua, ambulantes e outros também seguem abertos seguindo as orientações de segurança. Para hotéis, shoppings, salões de beleza e motéis a capacidade de funcionamento é a mesma.

Com informações Ecos da Notícia

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI