NOTÍCIA 1

Samu e Ciopaer realizam transferência aérea de paciente de Brasileia para Rio Branco

Published

on

O governo do Acre, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou neste domingo, 19, uma ação conjunta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para resgatar uma paciente de Brasileia.

R.C.C., de 83 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), foi transferida da unidade hospitalar daquele município para o Pronto-Socorro de Rio Branco (PS), após a avaliação médica indicar a necessidade de deslocamento para a capital.
“Com a gravidade de seu estado, em coma e entubada, a paciente não tinha condições de ser conduzida de ambulância. Mediante os fatos, recebemos uma solicitação do Samu para efetuar a remoção aeromédica”, informa o piloto do Ciopaer, Alexandre Magalhães.

A paciente foi estabilizada e a seguir transladada pelo helicóptero Harpia 04, sob os cuidados das equipes do Ciopaer e Samu. Após 45 minutos de voo, foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Rio Branco.

Remoções Aeromédicas

Uma das principais estruturas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Ciopaer foi implantado no Acre em setembro de 2009. No entanto, foi em 2019, na gestão Gladson Cameli, que a frota triplicou, e atualmente conta com dois helicópteros e dois aviões.

“Somente este ano, foram transportados pelas aeronaves do Estado mais de 70 pacientes, que puderam receber atendimentos em instalações mais apropriadas. Também houve deslocamento de equipes médicas, que atenderam os mais diversos casos clínicos”, destaca o coordenador-geral do Ciopaer, major Samir Freitas.

Leia Também:  Após 2 horas de tensão, bandidos liberam reféns e se entregam, em Rio Branco.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

manchete2

Rio Branco e outras cidades do Baixo, Alto Acre e Purus avançam para bandeira verde em avaliação do Comitê Covid

Published

on

As regionais do Baixo Acre, Alto Acre e Purus avançaram para a bandeira verde, que representa cuidado, na avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19. Já as regionais Juruá e Tarauacá/Envira permaneceram em bandeira amarela, que é de atenção.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo governo do Acre e representa o período de avaliação do dia 13 a 26 de março.

Na última avaliação, divulgada no dia 7 de março, o governador Gladson Cameli manteve todas as cidades do Acre em nível de atenção (bandeira amarela) na classificação de risco da pandemia até o dia 31 de março, após aumento de casos no mês de fevereiro.

Porém, em março os indicadores voltaram a apresentar uma melhora no número de casos e mortes.

Regiões

  • Alto Acre: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri – faixa verde;
  • Baixo Acre e Purus: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard – faixa verde;
  • Vale do Juruá e Tarauacá/Envira: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá – faixa amarela.
Leia Também:  Deputado estuda ação judicial para barrar eleições da Aleac na próxima terça-feira

Como funciona a fase verde

Na fase verde podem funcionar os seguintes estabelecimentos: Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos similares. Além de teatros, cinemas e apresentações culturais, como também evento religiosos com 80% da capacidade.

Lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários e aumentando a capacidade limitada de 80%, além de delivery e drive-thru.

A regra vale ainda para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria, marcenarias e marmorarias.

Feiras livres, comércios de rua, ambulantes e outros também seguem abertos seguindo as orientações de segurança. Para hotéis, shoppings, salões de beleza e motéis a capacidade de funcionamento é a mesma.

Com informações Ecos da Notícia

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI