Search

PET

Como salvar cães e gatos engasgados e quando levar ao veterinário

Como salvar cães e gatos engasgados e quando levar ao veterinário
Como salvar cães e gatos engasgados e quando levar ao veterinário

Saiba como prestar socorros ao seu pet – conteúdo com colaboração de profissionais do Ceva Saúde Animal

Resumo

  • Saber reconhecer os sinais de engasgamento é importante para ajudar o pet antes que a situação se agrave
  • É preciso ter muito cuidado para não causar ferimentos ao animal e não piorar a situação
  • Mesmo que tenha conseguido retirar o objeto que causou o engasgo, é importante levar o pet ao veterinário para verificar se não houve ferimentos

Os cachorros, especialmente quando são filhotes, adoram explorar e podem pegar qualquer objeto que encontram pelo caminho. Esses objetos podem se partir e, com os pedaços, há possibilidades de um engasgo acontecer. Mesmo os gatos, que são bem mais seletivos com a alimentação, podem sofrer com esse tipo de acidente.

Qualquer conteúdo ingerido, como pedacinhos de brinquedos, lascas de ossos e até ração e água, pode causar a obstrução de traqueia, causando a tosse característica de engasgo e dificuldade para respirar. Por isso, é importante saber como ajudar o pet nestes momentos.

Para ajudar que os tutores saibam o que fazer, a médica veterinária Fernanda Ambrosino elaborou um guia rápido para reconhecer um animal engasgado e o que fazer para prestar os primeiros socorros em casa.

 Os sinais de engasgo

  1. Tosse frequente e constante, com o intuito de desobstruir a garganta – a tosse excessiva pode interferir na respiração do animal, por isso um pet tossindo requer atenção.
  2. Agonia evidente, com movimentação constante e algumas vezes em círculos, levando a pata ao focinho ou à boca na tentativa de tirar o objeto.
  3. Mímica de vômito e excesso de salivação são sinais de que existe algo obstruindo a garganta do pet.
  4. Língua arroxeada e gengiva roxa ou azulada indicam que existe uma obstrução causando falta de ar, podendo levar a desmaios e até mesmo óbito.

O que fazer quando o pet se engasga

Remova o objeto

Inspecione a boca do pet para poder verificar se existe algum corpo estranho preso na garganta. Com outra pessoa segurando o cão, abra a boca do pet e coloque a língua um pouco para o lado a fim de visualizar a garganta.

Se for possível observar um objeto preso no local utilize uma pinça ou algo similar para retirar, com cuidado para não empurrar ainda mais para dentro. O cuidado deve ser redobrado para remover ossos ou outros objetos que se lascam facilmente para evitar cortes e perfurações das vias aéreas.

Se não for possível ver nenhum objeto, não continue procurando!

Manobra de Heimlich

Segure o pet com as costas apoiadas em seu peito, abrace o pet com as suas duas mãos abaixo do esterno (o osso no meio do peito) e faça força, pressionando para cima com o objetivo de pressionar o diafragma e expulsar o objeto que está atrapalhando a passagem de ar.

Atenção: cuidado para não machucar o animal, faça apenas se tiver certeza de que ele está engasgado e com dificuldade de respirar.

Força da gravidade

Se o pet for de médio ou pequeno porte, é possível levantar o animal pelas patas traseiras (com muito cuidado) e segura-lo de cabeça para baixo e dar leve sacudida ou tapinhas nas costas para que a gravidade ajude a soltar o objeto.

Já nos pets maiores, mantenha as patas dianteiras apoiadas no chão e levante as patas traseiras, inclinando o animal para a frente.

Batida nas costas (apenas cães)

Usando a palma da mão, dê quatro ou cinco golpes entre as escápulas (“ombros”) do cachorro, tomando cuidado com a força excessiva no caso de pets menores para não lesionar articulações e ossos.

Se mesmo com todas as tentativas o pet não melhorar, ele deve ser encaminhado urgentemente para a clínica veterinária mais próxima!

Caso tenha conseguido eliminar a obstrução em casa, o tutor deve acalmar o animal e se certificar de que ele está respirando normalmente. Após isso, é importante que se faça uma consulta o quanto antes para que um médico veterinário possa avaliar se não existe mais nada obstruindo a garganta do pet e ter certeza de que não houve nenhuma lesão ou ferimento.

Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA