POLITÍCA NACIONAL

Comissão de Cultura debate regulamentação da profissão de restaurador-conservador

Published

on

Divulgação/Governo de São Paulo
Cultura - geral - restauração museus obras públicas conservação reformas investimentos operários trabalhadores arte arquitetura preservação patrimônio histórico (restauração do Museu do Ipiranga, São Paulo-SP, 30/8/20)
Proposta que regulamenta profissão de conservador-restaurador tramita na Câmara

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados debate na quinta-feira (11) a regulamentação do exercício da profissão de conservador-restaurador em nível técnico e para graduados. A realização do debate foi solicitada por diversos parlamentares.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), uma das que propuseram o debate, é relatora na Comissão de Trabalho do Projeto de Lei 1183/19, da deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), que trata da regulamentação dessa atividade profissional.

Erika Kokay explica que o Ministério da Educação reconhece os cursos superiores e técnicos na área de conservação e restauração de bens culturais móveis, sendo os técnicos em Conservação-Restauração de Bens Culturais devem atuar sob orientação e supervisão dos profissionais graduados em instituições de ensino superior.

“O trabalho realizado por esses profissionais, ou seja, de preservar o bem cultural do nosso País, seja documental e/ou artístico, de assegurar o passado do nosso povo, de reavivar a cultura nacional, merece ser valorizado com a regulamentação de suas profissões”, defende.

Leia Também:  Comissão aprova proposta que eleva o vale-cultura para R$ 80 mensais por trabalhador

Foram convidados, entre outros:
– a professora do curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG e Advogada, Lupehuara da Conceição Gomes de Zevallos;
– o professor de Ciências da Conservação, Escola de Belas Artes (UFMG), Luiz Antonio Cruz Souza; e
– a diretora da Faculdade de Conservação e Restauro da UFPA, Roseane da Conceição Costa Norat.

Confira a lista completa de convidados 

O debate será realizado ás 15 horas, no plenário 8.

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLITÍCA NACIONAL

Debate da Band em SP tem problema técnico

Published

on

Vinicius Poit e Tarcísio de Freitas foram prejudicados por uma falha técnica da Band
Reprodução/Band

Vinicius Poit e Tarcísio de Freitas foram prejudicados por uma falha técnica da Band

Neste domingo (7), o debate da Band entre os candidatos a governador de São Paulo apresentou um problema técnico logo no início. O encontro mediado por Rodolfo Schneider acabou tendo falha no microfone dos candidatos Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinícius Poit (Novo).

Rodolfo começou a atração comemorando o fato de ter iniciado a campanha eleitoral. “Que bom ouvir essa música”, disse o jornalista ao se referir à trilha sonora das eleições da emissora. Na sequência, explicou as regras ao público e realizou a primeira pergunta aos candidatos.

Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio, Poit e Elvis Cezar (PDT) foram questionados sobre quais soluções eles tinham para a região da Cracolândia. Nesse momento, Tarcísio e Poit perderam 20 segundos por causa do problema técnico da emissora.

Os candidatos não perceberam e só souberam do ocorrido quando Rodolfo anunciou que eles teriam o tempo devolvido para concluir o raciocínio sobre o tema indagado pela direção da Band.

Leia Também:  Comissão ouve demandas de servidores do Ministério do Trabalho

Após a correção, o encontro seguiu normalmente.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI