POLITÍCA NACIONAL

Marcos Rogério quer proteger consumidor da volatilidade no preço do combustível

Published

on

O senador Marcos Rogério (PL-RO) anunciou ter apresentado um projeto de lei (PL 1.704/2022) que busca proteger os consumidores da volatilidade nos preços dos combustíveis. Ele destacou que o brasileiro não suporta mais pagar tão caro pelo litro do diesel e da gasolina, o que acaba impactando toda a cadeia de consumo da população.

Em pronunciamento nesta terça-feira (21) em Plenário, o parlamentar disse que o seu projeto estabelece diretrizes para a política de emergência transitória de preços dos combustíveis fósseis.

— A primeira diretriz que nós estabelecemos neste projeto é a livre concorrência no longo prazo — é a regra atual, é como está hoje, mas isso estabelecido em lei —, a segunda diretriz é a defesa dos interesses dos consumidores no curto prazo, e a terceira diretriz é a redução dos efeitos da volatilidade no mercado interno de combustíveis fósseis — afirmou.

Marcos Rogério ressaltou que espera, com o projeto, contribuir para uma redução de preço em relação ao preço de paridade de importação. Ele reclamou que, hoje, toda vez que se vai falar da questão de combustíveis, coloca-se a culpa no preço internacional: “o dólar aumenta, o preço aumenta aqui; o dólar baixa lá, o preço não muda cá”.

Leia Também:  CDH vai pedir proteção para vigilantes indígenas do Vale do Javari e ouvir ministro da Justiça

De acordo com o senador, o projeto visa à redução do preço, afastando essa vinculação do preço de paridade de importação (PPI) em períodos excepcionais. Assim, ele atribui ao Poder Executivo a faculdade de publicar decretos, estabelecendo a duração da situação de emergência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLITÍCA NACIONAL

Senado aprova Semana Nacional sobre o TDAH

Published

on

O Senado aprovou, nesta terça-feira (28), o projeto que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Apresentado pelo deputado Fred Costa (Patriota-MG), o projeto prevê que a semana de conscientização seja feita  no período próximo do dia 1º de agosto. A intenção é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce. O texto segue para sanção presidencial.

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Marcos do Val é o relator da LDO para 2023
Continue Reading

RIO BRANCO

POLÍTICA

POLÍCIA

ACRE AGORA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI